Apesar de queda nas vendas,Brasil volta a ser quarto maior mercado global 

País registrou queda de 4,1% em comparação ao ano passado, mas manteve destaque global e entre os países desenvolvidos

11/12/2013 - 17:43min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
img24497

Apesar de os números de vendas de carros no Brasil terem desaquecido durante o mês de outubro, nosso país recuperou a quarta colocação no mercado automobilístico global. Atrás apenas de China, Estados Unidos e Japão, o mercado brasileiro também teve destaque entre os outros países emergentes, que registraram quedas mais acentuadas.

Os dados divulgados pela consultoria JATO Dynamics do Brasil mostram que a China continua liderando as vendas globais de automóveis e registrou aumento de 23,6% em outubro deste ano em comparação ao mesmo mês do ano passado. Na sequência vem os Estados Unidos, cujo mercado aumentou 11,8% no mesmo período. Apesar do expressivo aumento de 17,2% nas vendas do Japão entre outubro de 2013 e 2012 (valor superior ao desempenho norte-americano), o país asiático manteve a terceira colocação no ranking global.

A lista segue com o Brasil, que registrou queda de 4,1% no décimo mês deste ano ante o mesmo período do ano passado. No acumulado deste ano, nosso país soma 2.993.878 unidades vendidas, segundo a JATO Dynamics do Brasil. A lista dos cinco maiores mercados fica completa com a Alemanha, país que registrou aumento de 2,2% no desempenho do setor.

Quando comparado aos países em desenvolvimento que integram o bloco conhecido como BRICS, o Brasil registrou a menor queda. Em outubro, Índia teve desempenho 4,7% inferior ao mesmo mês de 2012, enquanto a Rússia amargou uma queda de 7,6% nas vendas no mesmo período. África do Sul, que também integra o bloco, não está listada entre os maiores mercados e a China foi o único integrante a registrar aumento nas vendas. Entre os quinze maiores mercados globais, a Tailândia é o país que registrou a maior queda no desempenho (-34,1%).

Montadoras

Também houve movimentações na lista que registra o desempenho das montadoras pelo planeta. A Toyota, que havia sido ultrapassada pela Volkswagen em setembro, voltou a ocupar o primeiro lugar do ranking. A montadora asiática registrou aumento de 10,38% nas vendas em outubro de 2013 ante o mesmo mês do ano passado, enquanto a Volkswagen cresceu somente 2,85%.

A lista de líderes globais segue com Ford (crescimento de 17,04%), Chevrolet (crescimento de 7,97%) e Nissan (crescimento de 20,53%). O maior aumento foi registrado pela Honda, que cresceu 25,21% no período, enquanto a Fiat registrou desempenho 8,55% inferior.

Fonte: www.revistaautoesporte.globo.com

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?