Volvo desenvolve sistema de frenagem que protege pedestres e ciclistas 

Apresentada no Salão de Genebra, a tecnologia é uma evolução do sistema de freios automáticos criado para impedir atropelamentos de pedestres.

11/03/2013 - 10:13min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
img23372

A Volvo desenvolveu um sistema de frenagens automatizado destinado a prevenir atropelamentos de ciclistas. Apresentada no Salão de Genebra, a tecnologia é uma evolução do sistema de freios automáticos criado para impedir atropelamentos de pedestres.

O sistema funciona com sensores, que conseguem identificar quando pedestres se colocam no caminho do carro. Operando da mesma forma que um radar, eles são colocados na dianteira do automóvel e emitem ondas de rádio para ler o caminho. Há uma câmera, fixada em um dos retrovisores que, acionada via software, procura identificar se o objeto oferece riscos.

Quando um pedestre aparece inadvertidamente no percurso, um software analisa o risco e, se o motorista no puser o pé no freio, o carro para sozinho. Este sistema funciona em tempo real e não pode ser desligado. Para evitar problemas de mal funcionamento dos sensores, causando brecadas automáticas desagradáveis, a Volvo refinou o software para que ele tenha mais capacidade de julgar os riscos. Além disso, antes de disparar os freios, o carro emite um aviso no painel para chamar a atenção do condutor.

De acordo com a Volvo, além de detectar pedestres e ciclistas, o sistema deve ser capaz de perceber carros na mesma faixa de tráfego. Segundo a fabricante sueca, a tecnologia estará presente em todos os carros da marca a partir de maio.

Fonte: www.techtudo.com.br

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?