
Os emplacamentos de veículos leves registrados até o dia 10 de setembro indicam certa estagnação do mercado, segundo dados da consultoria Carcon Automotive repassados a Automotive Business. Em cerca de uma semana e meia foram lacrados 96,4 mil automóveis e comerciais leves, resultado muito próximo do registrado entre 1º e 10 de agosto (96,3 mil). Em oito dias úteis, a média ficou ao redor de 12 mil/dia, também similar ao mês passado. Na comparação com o mesmo intervalo de setembro de 2013 (108,5 mil unidades), houve queda de 11%.
Para o consultor Julian Semple, da Carcon, apesar do quadro de estabilidade, o resultado de setembro deverá ser melhor do que o de agosto. “Como neste mês temos 22 dias úteis, enquanto em agosto tivemos 21, prevemos 274 mil veículos leves emplacados”, projeta. Se esse resultado for confirmado, significará aumento de 5,7% sobre o mês passado, com média diária de 12.454.
Contudo, prossegue a queda na comparação anual. A retração tende a ficar em 6,8% em relação a setembro de 2013. No acumulado de nove meses, com cerca de 2,4 milhões de veículos leves vendidos, o recuo seria de 9,2% sobre o mesmo período do ano passado. Caso seja confirmado este porcentual representa pequena melhoria no cenário, pois de janeiro a agosto o declínio acumulado nos emplacamentos de leves em 2014 chegou a 9,5%.
Fonte: www.automotivebusiness.com.br