Versão para os EUA terá “apenas” 319 cv, contra os 330 cv do modelo japonês. Ainda assim, supera os 304 cv do rival
Pouco depois de informações vazarem no Japão, a Honda fala um pouco mais sobre o Civic Type R 2023, revelando alguns detalhes sobre sua mecânica. Ainda não temos todos os dados, como por exemplo a aceleração de 0 a 100 km/h, mas ao menos temos a confirmação de que tem um 2.0 turbo de quatro cilindros, gerando 319 cv e 42,8 kgfm de torque – indicando que a versão para os EUA será um pouco menos potente que os 330 cv da variante japonesa.
Mesmo que a o Honda Civic Type R 2023 para os EUA seja menos potente que o modelo global, ainda é mais que a geração anterior na versão norte-americana. O motor é o mesmo, mas tem 9 cv e 2 kgfm a mais do que os 310 cv e 40,8 kgfm do modelo antigo. A Honda enfatiza que esta preparação foi feita para deixar o carro melhor nas ruas. O torque máximo está disponível relativamente cedo, entre 2.600 rpm e 4.000 rpm. O turbocompressor foi atualizado com novas lâminas otimizadas que criam uma pressão maior, com um alcance maior e mais eficiência. Todos os gases são expelidos por um exaustor mais largo e reto, contando com uma válvula ativa que deixa mais gases (e ronco) escapar do sistema.
O que isto significa em termos de performance? Infelizmente, a Honda ainda não quer falar a respeito, embora tenha revelado anteriormente que o Type R tem o recorde para carros de tração dianteira em Suzuka (Japão). Fez um tempo de volta de 2 minutos e 23,1 segundos, superando a geração anterior do hatch, que marcou 2 minutos e 23,9 segundos. Assim como o aumento de potência, pode não parecer muita coisa. Porém, reduzir quase um segundo em Suzuka requer mais do que apenas 9 cv a mais.
A Honda nos diz que o novo Type R é um pouco mais longo e largo do que seu predecessor. Seu entre-eixos é 35 milímetros mais longo e a largura dianteira é 25 mm mais longa, enquanto a traseira é 19 mm maior. A suspensão ganhou um novo ajuste e as rodas de 19″ usam pneus Michelin Pilot Sport 4S, ao invés dos compostos da Continental do modelo antigo.
A fabricante não quer falar nem mesmo sobre o peso do hatchback. A geração anterior pesava entre 1.380 kg e 1.390 kg, dependendo da versão e do mercado. Os documentos vazados no Japão apontam que o novo Type R pesa 1.430 kg. No caso da variante norte-ameircana, espera-se que esteja algo entre 1.400 kg e 1.450 kg.
Conhecemos o novo Type R visualmente em julho, quando foi revelado oficialmente. Não fugiu muito da fórmula usada na geração passada, pegando a identidade de design do sedã e elevando ao extremo, com um para-choque dianteiro mais agressivo e uma asa traseira. O interior terá uma combinação de vermelho e preto no acabamento e, ao menos por enquanto, será sempre manual de 6 marchas. Terá um modo de condução R+ e um modo individual, para quem for levar o carro para as pistas, trazendo até um sistema chamado Honda LogR que monitora e guarda a telemetria do veículo.
Os preços ainda não foram divulgados, mesmo que o lançamento esteja previsto para acontecer até novembro no mercado global. No caso do Brasil, ainda teremos que esperar muito mais, pois o esportivo foi confirmado para 2023.
Desembarcará no país para enfrentar o Toyota GR Corolla, revivendo o segmento de hot hatches no país. O Corolla também está confirmado para 2023 no Brasil, e tem um motor 1.6 turbo de três cilindros, o mais potente do mundo, com 304 cv e 37,7 kgfm de torque.