Novo Hyundai HB20 2023 é lançado com visual moderno e painel digital; veja preços

06/07/2022 - 13:52min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

A Hyundai lança o novo HB20 2023 não só para acabar com as polêmicas em relação ao visual, mas também para entregar um nível ainda mais elevado de tecnologia e segurança. O hatch, que foi o carro mais vendido no Brasil no ano passado, agora tem um estilo inspirado nos modelos globais da marca e agrada muito ao vivo. Confira tudo que mudou, os novos equipamentos e preços da linha HB20 2023.

O que é?

Ao completar 10 anos de mercado, o HB20 mostra que sabe evoluir. Mesmo enfrentando algumas polêmicas, conseguiu provar suas qualidades e conquistar o título de carro mais vendido do Brasil em 2021. Agora a Hyundai atualiza o visual, com destaque para a nova dianteira com um design que realmente chama a atenção positivamente e mira um posicionamento mais premium.

Basta encarar o novo HB20 para notar a nova grade frontal dividida em duas partes com elementos geométricos inspirados no novo Tucson (ainda não vendido no Brasil). Os faróis também são novos e trazem DRL de série em todas as versões, mas apenas na mais cara é em LEDs. O para-choque ganha linhas bem anguladas e mais volumosas. Outra mudança importante é foi o reposicionamento das luzes de seta fora do conjunto óptico principal, sendo instalada na parte inferior do para-choque. Os grandes vincos também acomodam as luzes de neblina mais abaixo.

Por causa dos novos faróis, os para-lamas mudam ligeiramente enquanto o capô ganha relevos horizontais, harmonizando com o novo padrão da grade. Nas laterais, a mudança está apenas nas rodas de 16 polegadas com novo desenho para as versões mais caras, a partir da Platinum.

Outra grande novidade está na traseira. A polêmica com as lanternas invertidas acaba com a nova solução também inspirada pelo Tucson. Agora elas são bem lineares e se integram totalmente na tampa do porta-malas com uma peça também vermelha. Em LEDs, possuem iluminação apenas nas extremidades, mas mesmo assim ficou muito interessante ao vivo. Por conta do novo desenho, as setas agora são posicionadas na parte inferior do para-choque, que por sinal, também tem novo desenho e acabamento inferior em preto fosco com detalhes geométricos.

Acabamento interno do HB20

A Hyundai não mexeu nas linhas gerais do painel, permanecendo o mesmo do anterior. Agora apenas em tom escuro, tem novo revestimento em tecido para os bancos enquanto a topo, Platinum Plus, mistura couro e tecido pretos nos assentos, volante, manopla, apoio de braço no console central e acabamento das portas.

Boa novidade para as versões equipadas com a central multimídia BlueMedia. Ela mantém a tela colorida de 8 polegadas, mas agora os sistemas Apple CarPlay e Android Auto podem ser utilizados sem fios. Nas versões com ar-condicionado automático, agora ele realmente é automático e digital.

O painel de instrumentos permanece quase o mesmo, com pequenas alterações no grafismo, em quase todas as versões. A grande novidade, o novo painel de instrumentos digital Supervision Cluster, está disponível somente a partir da versão Platinum. Com 4,2 polegadas e esquema de iluminação com três opções de cor de fundo, também tem função integrada com os novos sistemas de segurança alertando o condutor em diversas situações. Outra novidade é a partida remota, a partir desta versão, pressionando na chave o botão de partida por 3 segundos.

Mais segurança, mas…

Todas as versões do HB20 2023 saem de fábrica equipadas com seis airbags (frontal, lateral e de cortina), controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, luzes de rodagem diurna e lanternas traseiras em LEDs.

O pacote de segurança SmartSense ficou mais completo, mas está presente somente na versão mais cara. Recebe a nova função de Assistente de Centralização em Faixa (LFA) e é uma extensão do Assistente de Permanência em Faixa (LKA), que emite sinais sonoros e corrige de forma autônoma o volante ao identificar que o carro está trocando de faixa de forma imprevista. Da mesma forma, ganha o Assistente de Tráfego Cruzado Traseiro (RCCA) que agora até aciona os freios de forma autônoma, se necessário.

Mais um item do SmartSense é Assistente de Ponto Cego (BCA), além de indicar, funciona ativamente, e, se necessário, pode automaticamente controlar o veículo, reduzindo o risco de colisão ao mudar de faixa. Utilizando os mesmos sensores, outro novo sistema é o de Saída Segura (SEW), que alerta com sinais sonoros e no painel caso identifique um modelo passando ao lado no momento que o motorista ou passageiro abra a porta para sair.

O Sistema de Alerta e Frenagem Autônomo (FCA), já oferecido antes, agora ficou mais completo e passa a detectar também ciclistas, além de pedestres e outros veículos adiante. Outros recursos disponíveis são o Alerta de Presença nos Bancos Traseiros (ROA), Detector de Fadiga (DAW), o Farol Alto Adaptativo (HBA) e o Monitoramento de Pressão dos Pneus (TPMS). Todos disponíveis apenas na versão Platinum Plus.

Como anda?

O novo HB20 2023 não recebe alterações mecânicas. Segue sendo oferecido com as opções de motores 1.0 aspirado de 80 cv e 10,2 kgfm de torque sempre associado ao câmbio manual de 5 marchas. As versões mais caras são equipadas com o motor 1.0 TGDI, turbo com injeção direta, que desenvolve 120 cv e 17,5 kgfm de torque e pode ser acoplado ao câmbio manual ou automático, ambos de 6 marchas.

Nosso primeiro contato foi com a versão mais completa, a HB20 1.0 Turbo Platinum Plus AT na bela pista de testes da Pirelli, o Circuito Panamericano. Foi possível acelerar bem o compacto, embora sua principal virtude seja o uso no trânsito urbano. Boas respostas do acelerador, trocas de marcha dentro do esperado e acentuada inclinação da cabine quando se entra forte nas curvas. Foi interessante observar o trabalho do controle de estabilidade atuando para manter o carro na sua trajetória, o que aconteceu sem sustos.

Aproveitamos mesmo foi para conhecer os novos sistemas de segurança, em especial o sistema de frenagem autônoma de emergência, centralização e permanência na faixa, alerta de tráfego cruzado com atuação efetiva dos freios e alerta de saída ao abrir as portas. O que mais chamou a atenção foi o sistema de permanência em faixa capaz de atuar bem e até mesmo contornar curvas com tranquilidade. O HB20 tem piloto automático e limitador de velocidade, mas para ganhar o 10 faltou o piloto automático adaptativo (ACC).

Chamou a atenção o bom funcionamento do alerta de saída, com os avisos no painel e sonoros quando o carro identificou outro veículo se aproximando. Também é um recurso muito interessante o alerta de tráfego cruzado que acionou o freio para evitar uma colisão traseira. Já o sistema autônomo de frenagem, capaz de parar totalmente o carro quando o carro está em até 60 km/h, dispensa comentários. O ponto crítico é a oferta da tecnologia de ponta apenas na versão mais cara.

HB20 1.0 Sense manual (R$ 76.690): a versão de entrada continua sendo a Sense que ganha os faróis com luz diurna, painel de instrumentos com novo grafismo e tela TFT de 3,5 polegadas, piloto automático e limitador de velocidade. Por fora o estilo é o mesmo, mas a grade frontal é na cor preto fosco, a seta lateral está no para-lamas, os faróis tem máscara negra e são mais simples com refletor. Maçanetas e retrovisores não tem pintura. Por dentro, os bancos são em tecido preto, o rádio tem bluetooth e dois alto-falantes e apenas os vidros dianteiros são elétricos.

HB20 1.0 Comfort manual (R$ 79.990): a segunda versão é a Comfort 1.0 manual. Mudam as rodas, ainda de aço, mas com aro 15 de polegadas e calotas. Os retrovisores e maçanetas passam a ser pintados e a setas laterais integradas no retrovisor, adiciona alarme, vidros dianteiros e traseiros elétricos, chave canivete e a central multimídia BlueMedia com tela de 8 polegadas com Apple Carplay e Android Auto, ambos sem fio. Também adiciona uma porta USB tipo C além da tradicional (tipo A).

HB20 1.0 Limited manual (R$ 85.490): terceira configuração é a Limited 1.0 manual que traz rodas de liga leve com aro de 15 polegadas e acabamento diamantado, câmera de ré, todos os vidros elétricos tem função one touch e com fechamento pela chave, volante com regulagem de altura e profundidade, acendimento automático dos faróis, sensor de estacionamento traseiro e a conectividade BlueLink.

HB20 1.0 Turbo Comfort (R$ 93.790 (MT) e R$ 99.390 (AT)): com câmbio manual ou automático de seis marchas, traz os quatro vidros one-touch, antena tipo barbatana e rodas com aro de 16 polegadas com acabamento diamantado como itens extras.

HB20 1.0 Turbo Platinum AT (R$ 105.390): tem todos os itens da versão Limited e acrescenta chave presencial, partida do motor por botão, painel de instrumentos digital colorido Supervision Cluster com tela TFT LCD de 4.2″, partida remota pela chave, retrovisores com rebatimento elétrico e entrada USB tipo C atrás do console para o banco traseiro.

HB20 1.0 Turbo Platinum Plus AT (R$ 114.390): adiciona as borboletas no volante, iluminação nos para-sóis, porta-luvas e porta-malas; banco traseiro bi-partido 60/40, sistema stop & go, carregador sem fio para smartphone, sistema de alerta e frenagem autônomo, assistência de permanência e centralização em faixa, assistente de tráfego cruzado traseiro, detector de fadiga, farol alto adaptativo e alerta de saída segura.

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?