Governo prorroga IPI reduzido para carros 

Desconto no imposto, que terminaria nesta sexta-feira (31), valerá até 31 de outubro

31/08/2012 - 16:22min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
img22249

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta quarta-feira (29) a aguardada prorrogação do desconto no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos. Datado para terminar na próxima sexta-feira (31), o abatimento na alíquota terá validade por mais dois meses – até o dia 31 de outubro. A redução do imposto, na pratica, beneficia especialmente os compactos populares equipados com motor 1.0 litro. Estes seguirão sem pagar a taxa, o que significa que os preços seguirão em torno de 10% menores.

Pelos cálculos apresentados por Mantega, a prorrogação do IPI reduzido vai gerar uma perda de R$ 800 milhões de arrecadação de impostos para os cofres públicos – somente nesses próximos dois meses. Na soma dos cinco meses, o governo estima uma “perda” de aproximadamente R$ 2 bilhões. Em compensação, o prolongamento da medida deve manter o mercado automobilístico brasileiro aquecido, diante de um cenário internacional preocupante e deficitário – especialmente na Europa. E essa “paz” momentânea é garantida às vésperas das eleições municipais.

Importados seguem na berlinda

Para as montadoras instaladas no país, a prorrogação do IPI reduzido provavelmente manterá as vendas de carros aquecidas no país, o que deve garantir volume suficiente para registrar crescimento e mais recordes em 2012. Já para as importadoras, a manutenção do desconto não deve melhorar os resultados, pois os modelos trazidos de fora do eixo Mercosul-México seguirão pagando o “super IPI”, que adiciona 30 pontos percentuais à taxa. Confira abaixo a tabela de descontos do IPI:

Fonte: www.revistaautoesporte.globo.com

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?