Principais componentes do Ar condicionado automotivo

20/02/2017 - 17:08min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

Compressor

É o coração do sistema de ar condicionado do carro. Ele faz o fluido refrigerante circular através da tubulação, passando por vários componentes, entre eles o evaporador e o condensador.

O compressor funciona de forma parecida a um compressor de um refrigerador residencial, a diferença é que ele não é movido pela eletricidade, mas sim pela rotação do motor do carro.

img30297

Condensador

O fluido é expulso do compressor e está em alta pressão e quente, por isso é preciso que passe pelo condensador para ser resfriado. O fluido sai do compressor em forma gasosa e dentro do condensador ficará liquido.

Por isso o nome de condensador, porque dentro dele o fluido gasoso se condensa.

O fluido quente, no condensador, dissipa grande parte do seu calor no ambiente. O calor é muito, o condensador sozinho não é suficiente para dissipar toda essa energia térmica.

É necessária uma hélice, chamada de ventoinha.

img30296

Ventoinhas

img30295

Ela é acionada de tempos em tempos, removendo o ar da superfície do condensador, jogando o ar quente fora do carro.

Alguns veículos usam duas ventoinhas, uma para o radiador do motor e outra para o condicionador de ar. Na imagem abaixo podemos ver um exemplo de ventoinha dupla:

img30294

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?