Compressor
É o coração do sistema de ar condicionado do carro. Ele faz o fluido refrigerante circular através da tubulação, passando por vários componentes, entre eles o evaporador e o condensador.
O compressor funciona de forma parecida a um compressor de um refrigerador residencial, a diferença é que ele não é movido pela eletricidade, mas sim pela rotação do motor do carro.
Condensador
O fluido é expulso do compressor e está em alta pressão e quente, por isso é preciso que passe pelo condensador para ser resfriado. O fluido sai do compressor em forma gasosa e dentro do condensador ficará liquido.
Por isso o nome de condensador, porque dentro dele o fluido gasoso se condensa.
O fluido quente, no condensador, dissipa grande parte do seu calor no ambiente. O calor é muito, o condensador sozinho não é suficiente para dissipar toda essa energia térmica.
É necessária uma hélice, chamada de ventoinha.
Ventoinhas
Ela é acionada de tempos em tempos, removendo o ar da superfície do condensador, jogando o ar quente fora do carro.
Alguns veículos usam duas ventoinhas, uma para o radiador do motor e outra para o condicionador de ar. Na imagem abaixo podemos ver um exemplo de ventoinha dupla: