Chevrolet Silverado V8: já dirigimos a picape que chega em 2023

05/09/2022 - 09:07min

A Chevrolet confirmou que venderá a Silverado no Brasil a partir de 2023. A picape aproveitará o bom momento desse segmento, hoje dominado pela Ram e que ainda terá a Ford F-150, e atacará uma turma com disposição para pagar uma boa grana pela picape. Ao que tudo indica, a Silverado virá ao Brasil com motor V8 aspirado, 6.2, o mesmo que já roda no Camaro SS.

A Chevrolet já disse para o Motor1.com que não será a versão ZR2 que virá ao Brasil, mas essa avaliação do Motor1.com EUA já nos dá um bom parâmetro do que esperar da Silverado em nosso mercado, justamente com o motor 6.2 aspirado a gasolina e a transmissão automática. Aos interessados, uma prévia do que estará nas lojas em 2023.

Novidade mais do que esperada

A Chevrolet Silverado precisava de uma atualização urgente para acompanhar as suas concorrentes da Ford, Ram, Toyota e outras marcas. Felizmente, a Silverado 2022 resolveu boa parte desses problemas, com melhorias em estilo, segurança e tecnologia, ao mesmo tempo em que agregou a versão muito esperada pelos entusiastas, a ZR2.

A Silverado ZR2 não é algo tão extremo como a F-150 Raptor ou a Ram TRX, mas tem capacidade fora-de-estrada para enfrentar bons obstáculos. Amortecedores adaptativos, placas protetores e pneus grandes são de série, além do motor V8 6.2, são a receita de sucesso para esta picape.

A Silverado ainda é reconhecível, mesmo com a atualização visual da linha 2022. A grade preta ocupa a maior parte da dianteira, com faróis finos nas extremidades. E essa atualização alivia alguns exageros das anteriores, como os elementos incomuns em lâmina sob os faróis.

A ZR2 aumenta a sensação de robustez visual da Silverado, com uma grade colmeia exclusiva. Os ganchos de reboque vermelhos têm um visual limpo e a placa inferior ajuda a proteger a picape com estilo. Útil para o fora-de-estrada, as extremidades do parachoque podem ser removidas e substituídas em caso de dano na trilha.

Por dentro, bancos em couro no padrão ZR2, em cinza, e couro também no volante, console central e painéis de portas. Em geral, o couro está em abundância e marca a atualização. Em frente e ao centro, estão duas enormes telas. O painel de instrumentos de 12,3″ e a tela multimídia de 13,4″ são novas e lindas.

Para uma picape fora-de-estrada com enormes pneus de 33″, o rodar é excepcionalmente confortável. Citamos também os amortecedores adaptativos Multimatic Dynamic Suspensio Spool Valve (DSSV), que ajudam a ZR2 na trilha e também o conforto no asfalto. A ZR2 não sente buracos e grandes impactos em velocidade graças a eles.

Conforto de luxo

Os bancos em couro exclusivos da ZR2 te acomodam com conforto, embora um pouco finos, com aquecimento e ventilação. E há o opcional de volante aquecido. Os grossos pneus não são exatamente os mais silenciosos, mas a suspensão faz com que você tenha uma boa experiência.

Mas como esta versão da Silverado é voltada ao fora-de-estrada, apenas a caçamba curta está disponível para não afetar o ângulo de saída. Entretanto, isso também acontece na Ford F-150 Tremor, Ram Rebel e Toyota Tundra TRD Pro e a caçamba da Chevrolet é ainda a maior.

O sistema multimídia da Silverado 2022 é uma das novidades e bem melhorado. As versões LT oferecem a tela de 13,4″ com diversos recursos e um painel digital de 12,3″ configurável. A tela central é ótima de usar, com layout limpo, gráficos nítidos e boas respostas, mais rápidos que na antiga Silverado. Apple CarPlay e Android Auto sem fios se juntam ao pacote, assim como o sistema Google para assistente por voz e Google Maps.

Picape com motor de Camaro

A Silverado ZR2 tem o motor V8 6.2 com 420 cv e 63,6 kgfm de torque, mais do que qualquer um de seus concorrentes diretos. Essa força vai para as quatro rodas em tempo integral com uma caixa de transferência de duas marchas para o fora-de-estrada, e um câmbio automático de 10 marchas para gerenciar tudo.

A Silverado ZR2 é surpreendentemente compatível com o asfalto. O rodar é refinado e o V8 fornece bastante torque. O motor não tem o impulso de uma Raptor ou TRX, mas é suficiente em linha reta. E com o escape opcional assinado pela Borla, ronca bonito. Ao volante, uma sensação leve de “dead-on-center”, o que significa que você pode virar para qualquer lado e ele demora um pouco para responder, com respostas bem lentas. Enquanto a suspensão absorve as pedras e os solavancos com facilidade, é leve em curvas fechadas.

Seu mundo preferido é realmente fora do asfalto. A Silverado ZR2 encontra um nicho agradável entre as picapes com essa proposta. Nosso teste nesse ponto foi limitado a algumas estradas de terra, mas o conjunto em si já mostra bastante do que ela é capaz. Amortecedores adaptativos se série, assim como os pneus Goodyear Wrangler de 33″ em rodas de 18″.

Animados para a nossa Silverado?

A Chevrolet importará a Silverado para o Brasil. Não será a ZR2, mas ser a versão com o motor V8 6.2 bastante elogiado já nos anima para ver a briga no próximo ano entre ela, Ford F-150 e as picapes da Ram, como a 1500 Rebel e Classic, também V8 a gasolina. Uma nova fase das grandes picapes está chegando em 2023, se preparem.

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