Foton quer fabricar utilitários esportivos e vans em Guaíba/RS

A chinesa Foton está de olho no mercado de vans e especialmente de utilitários esportivos no Brasil.

14/03/2016 - 13:54min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
img28386

A chinesa Foton está de olho no mercado de vans e especialmente de utilitários esportivos no Brasil. A empresa quer utilizar a planta da parceria Aumark em Guaíba/RS, para produzir modelos desses dois segmentos.

img28385

A Foton Aumark é do ex-ministro do MDIC Luiz Carlos Mendonça de Barros e fabricará somente caminhões na planta gaúcha. O novo projeto da Foton será custeado inteiramente pelos chineses, podendo chegar a R$ 300 milhões, enquanto a divisão de caminhões será 100% da empresa brasileira.

img28389

A ideia da Foton é fazer os veículos no mesmo local, mas o projeto só deverá ser concluído nos próximos dois anos, quando vence as exigências do Inovar-Auto. De qualquer forma, o plano atual leva em consideração as restrições e obrigações do programa atual do governo.

img28388

Parte da BAIC (Beijing Auto), a Foton produz uma van chamada Toano, que é similar em aspecto à Mercedes-Benz Sprinter. Outro modelo é a View, uma van semelhante à Toyota HiAce. Já entre os SUV, a marca chinesa conta apenas com o Sauvana como opção. Isso, é claro, levando-se em conta apenas os veículos que levam seu logotipo.

img28384

Borgward

O mais interessante nessa operação, no entanto, é o fato do empreendimento poder ir um pouco além da marca Foton. Como já se sabe, a alemã Borgward retornou ao mercado mundial através de parceria com a chinesa e tem declarado oficialmente que considera a América do Sul como um de seus primeiros alvos após o gigante asiático.

img28387

Fabricar os utilitários esportivos da Borgward em Guaíba, seria uma boa oportunidade para atingir toda a América do Sul, enquanto a produção chinesa ficaria focada no mercado doméstico e outras regiões. A Alemanha deverá abrigar uma planta, mas voltada para produção de versões híbridas e elétricas dos BX5 (fotos), BX6 TS e BX7, além de outros futuros.

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?