SUV cupê complementa linha 40 da marca sueca e adianta reestilização do XC40
A Volvo apostou alto quando anunciou que o XC40 seria apenas elétrico a partir de 2022. Reforçando essa estratégia, a marca sueca apresenta o C40, o primeiro modelo feito apenas 100% elétrico da empresa ao redor do mundo e que complementa a linha 40 com um estilo diferente e que adianta a reestilização do seu irmão SUV.
O Volvo C40 chega com o mesmo conjunto do XC40. São dois motores elétricos, um em cada eixo, totalizando 408 cv de potência e 67,3 kgfm de torque. As baterias tem 78 kWh de capacidade, sendo 75 kWh úteis, além de tecnologias de condução como piloto automático adaptativo, assistente de faixa e alerta de colisão com frenagem automática. O sistema de som é assinado pela Harman Kardon.
Visualmente, o C40 tem mais do que simplesmente a carroceria com o caimento cupê. A dianteira é exclusiva, com faróis em LEDs com projetor, mas já sabemos que ela será aplicada na reestilização do XC40 em breve. Na traseira, as lanternas em LEDs tem modo de apresentação ao travar ou destravar o carro. O interior tem carpete em azul e leves mudanças nos acabamentos, além do teto em vidro.
Por dentro, o painel digital configurável conversa com a central multimídia desenvolvida pelo Google. No lugar do espelhamento, o sistema pode fazer o papel de um tablet ou smartphone, com aplicativos de músicas e navegação, além do próprio sistema de navegação Google, que inclusive faz o cálculo de baterias no percurso e se será necessário a recarga em algum momento.
O novo Volvo C40 chega ao Brasil por R$ 419.950, ou R$ 10 mil a mais que o XC40 100% elétrico, ao menos até a chegada da sua reestilização provavelmente no segundo semestre deste ano.