Existem diversos problemas associados à ventoinha do radiador de um carro que afetam a saúde de um veículo e das suas peças automóveis constituintes. No entanto, a maioria é de fácil resolução e todos os automobilistas podem resolvê-los com sucesso. Dos principais, destacam-se os seguintes:
Pensar que a ventoinha não se encontra a funcionar
Pode ser facilmente levado a acreditar que a ventoinha do carro não está a funcionar corretamente e, como tal, deve realizar um exame visual para dissipar todas as dúvidas. É aconselhável que este exame seja realizado no momento da revisão periódica e, para o fazer, é necessário levantar o capô do automóvel e ouvir com muita atenção o respectivo trabalhar da ventoinha do radiador. A ventoinha pode estar ligada, mas quando o veículo é novo, é natural que o seu trabalhar seja muito calmo e silencioso e isso faz com que o condutor não tenha essa percepção quando se encontra no interior da viatura.
O estado do fusível
Sempre que algum componente elétrico de um automóvel não estiver a funcionar, a primeira coisa que um automobilista deve fazer é verificar o estado do fusível correspondente. Se não souber o local onde se encontra o fusível que controla o sistema de refrigeração, deve consultar o respectivo manual do fabricante, pois lá encontra essa informação de uma forma detalhada. Assim que o localizar, deve certificar-se que o fusível da ventoinha do radiador também se encontra intacto. Se não estiver, deve substituí-lo imediatamente para corrigir o problema.