Ao contrário de outros grandes salões automotivos, o evento que ocorre em Nova York desde o último dia 6 e segue até o próximo dia 15 traz poucas novidades para a indústria automobilística brasileira. As principais atrações estão bastante relacionadas ao mercado norte-americano, como as novas gerações de Chevrolet Impala e Nissan Altima ou o inusitado carro-avião Terrafugia Transition. Mas isso não significa que o evento passará em branco para nós. Afinal, grandes ícones do universo automotivo mundial surgiram na Big Apple, como o novo SRT Viper.
Enquanto as novidades do Salão de Nova York não pintam por aqui, MotorDream convoca uma eleição e quer saber: Qual é o grande destaque do motorshow? Veja abaixo fotos e informações dos modelos indicados e corra! O resultado será divulgado na próxima segunda-feira (16). Participe da Enquete (localizada no canto inferior direito da Capa do site) para escolher a grande estrela desta edição do certame.
Chevrolet Impala
Primeiro foi o apresentado o antílope que acompanha o modelo, depois foi a vez de a marca da gravata dourada apresentar a décima geração do sedã grande. O Impala 2014 será produzido em Detroit (EUA) e em Ontário (Canadá). Ele ganhou uma gama de motores mais leves, para ajudar na economia de combustível. Os propulsores estão acoplados a uma transmissão automática de seis velocidades.
Fisker Atlantic
Baseado no Projeto Nina, o modelo é um sedã esportivo elétrico com autonomia estendida. O público-alvo são os jovens com maior consciência ambiental que fazem questão de carros com acabamento superior. Com preços de aproximadamente US$ 50 mil (R$ 91.100), o Atlantic será o carro de entrada da marca californiana.
Hyundai Santa Fe
A Terceira geração do utilitário chegou com duas versões com comprimentos diferentes. Uma é a Sport (foto acima), com cinco lugares, e a outra é a LWB (sigla, em inglês, para “entre-eixos longo”), de sete lugares. Dois motores de quatro cilindros com injeção direta estão disponíveis para o modelo: um 2.4 que gera 190 cv, e um 2.0 turbo que entrega 264 cv.
Infiniti LE Concept
O conceito elétrico conta com design aerodinâmico e com novas tecnologias. Mas, mesmo sendo arrojado, o modelo de produção não deve ser muito diferente do conceito apresentado agora. A versão de produção desse que será o primeiro modelo zero emissões da Infiniti deve chegar dentro dos próximos dois anos.
Lincoln MKZ
O MKZ é montado sobre a mesma plataforma do novo Ford Fusion/Mondeo, só que conta com design mais luxuoso. Linhas fluidas, lanternas afiladas de LED e escapamento integrado à traseira ajudam a compor o visual classificado pela marca como “elegância simples”. Um dos destaques do modelo é o teto solar opcional que cria uma área aberta que vai dos bancos dianteiros aos traseiros.
Nissan Altima
A quinta geração do Altima traz um visual inspirado no Nissan Maxima, com traços herdados do conceito Ellure – apresentado no Salão de Los Angeles de 2010. A motorização contempla um motor 2.5 litros de 185 cv e um V6 3.5 litros de 285 cv. Uma versão híbrida equipada com um 2.5 turbo chegará em breve. Os preços ficarão entre US$ 21.500 (R$ 40 mil) e US$ 30.080 (R$ 56.500).
Nissan NV200
Apelidado de “táxi do futuro”, a van mostra como serão os táxis nova-iorquinos daqui a alguns anos, já que as primeiras unidades do modelo começarão a rodar em Manhattan já em 2013. Ele é equipado com conexão USB, tapete antiodor, pontos de recarga para celular e até lâmpadas de leitura. Quatro anos depois, a versão elétrica da NV200 deve dar as caras.
SRT Viper
Um dos carros mais aguardados do Salão, o Viper perdeu o logo da Dodge e passou a ser fabricado pela SRT – que antes era apenas a preparadora oficial do grupo Chrysler. Depois de quase dois anos de produção interrompida, o Viper 2013 retorna com o característico capô longo. Para animar o superesportivo, o propulsor V10 de 8.4 litros usado na geração anterior emagreceu 25 kg, ficou mais potente e entrega 648 cv.
Terrafugia Transition
É um carro? É um avião? O Transition é os dois. Já é possível encomendar uma unidade, que custa US$ 279 mil (aproximadamente R$ 510 mil). Ele tem espaço para duas pessoas, pode decolar de qualquer aeroporto civil e sua velocidade máxima é de 185 km/h no céu e 105 km/h na estrada. Ainda de acordo com a fabricante, o modelo tem autonomia de 787 km, suficiente para voar de São Paulo a Belo Horizonte.
Toyota Avalon
A nova geração do sedã grande chegou com linhas menos austeras, para fugir da fama de “carro de tiozão”. A única informação divulgada pela fabricante a respeito da motorização indica que o Avalon será equipado com um propulsor V6. O modelo chegará às concessionárias no final do ano.