No primeiro ano completo de vendas, picape de segunda linhagem vendeu somente 21.800 unidades
Apesar de tecnicamente mais avançada, segura e completa, a segunda geração da Volkswagen Amarok ainda não conseguiu superar a linhagem antiga em um quesito fundamental: vendas. Em 2023, primeiro ano completo de comercialização, a picape mais nova vendeu apenas 21.800 unidades nos mercados onde é oferecida, especialmente países da Europa, África, Oriente Médio e Oceania.
Já a Amarok antiga, produzida na Argentina e vendida na América Latina, emplacou no mesmo período 44.100 unidades. Desse total, 29.800 unidades foram vendidas no mercado argentino e aproximadamente 7.978 no brasileiro. Em resumo, o modelo lançado há mais de 13 anos vendeu mais que o dobro da geração que estreou em meados de 2022. Somando as duas gerações, a Amarok vendeu em todo o mundo 65.800 unidades em 2023.
A performance do modelo antigo foi justificada, em grande parte, pela ampla capacidade de produção da fábrica de Pacheco. Mesmo diante das fortes restrições à importação de peças e insumos na Argentina em 2023, a planta segurou o ritmo e conseguiu abastecer com folga a rede de concessionárias do país. Não por acaso, a Amarok liderou o mercado local de picapes por vários meses e quase tomou da Toyota Hilux o título de picape mais vendida por lá (30.694 unidades contra 29.800).
A nova geração, que usa plataforma da Ford Ranger e tem produção concentrada na África do Sul, não será vendida no mercado sul-americano. Tanto na Argentina quanto no Brasil, a velha Amarok será reestilizada e mantida em produção por pelo menos mais 10 anos. Flagras, inclusive, já anteciparam que a picape ganhará dianteira totalmente redesenhada e com elementos emprestados da Saveiro.
Além disso, terá atualizações importantes no interior e na oferta de equipamentos. Segundo rumores, haverá volante atualizado (o mesmo usado nos lançamentos mais recentes da empresa), painel de instrumentos digital e nova central multimídia (provavelmente a conhecida VW Play). Além disso, serão adicionados airbags extras (hoje são apenas quatro) e recursos de assistência à condução (ADAS).
Já na mecânica, a picape seguirá equipada com o conhecido motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv e 59,1 kgfm de torque. O câmbio automático de 8 marchas será mantido, assim como a tração 4Motion. O lançamento é aguardado para os próximos meses.