Na última semana, o Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária) anunciou o Índice de Manutenção Veicular (IMV), um estudo que classifica o custo de manutenção de componentes mecânicos recomendados pelas fabricantes dos veículos comercializados atualmente no País. Neste primeiro estagio, foram analisados os 45 modelos mais vendidos do mercado brasileiro no último ano, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). Para o cálculo, foram analisados os componentes de rodagem e de segurança que devem ser substituídos ao longo dos primeiros 100.000 km rodados.
A classificação varia de 10 a 60 pontos, dependendo do valor de custo da manutenção – quanto menor for o IMV, menos é o custo de manutenção mecânica do veículo. O calculo leva em consideração a soma dos valores cobrados pelas manutenções preventiva e preditiva, além dos custos de mão de obra.
Veja quais foram os veículos com as três melhores notas de IMV:
1 – Chevrolet Celta 1.0 (foto) – IMV 20;
2 – Fiat Fiorino 1.4 – IMV 20;
3 – Fiat Uno 1.4 – IMV 20;
4 – Toyota Etios Hatch 1.5 – IMV 20;
5 – Toyota Etios Sedan 1.5 – IMV 20;
6 – Volkswagen Gol 1.0 – IMV 20;
7 – Volkswagen Gol 1.6 – IMV 20;
8 – Volkswagen Voyage 1.0 – IMV 20;
9 – Volkswagen Voyage 1.6 – IMV 20;
10 – Chevrolet Classic 1.0 – IMV 21;
11 – Fiat Grand Siena 1.4 – IMV 21;
12 – Fiat Palio 1.0 – IMV 21;
13 – Fiat Palio 1.4 – IMV 21;
14 – Fiat Strada 1.4 – IMV 21;
15 – Nissan Versa 1.6 – IMV 21;
16 – Volkswagen Saveiro 1.6 – IMV 21;
17 – Chevrolet Montana 1.4 – IMV 22;
18 – Fiat Grand Siena 1.6 – IMV 22;
19 – Fiat Palio 1.6 – IMV 22;
20 – Fiat Punto 1.4 – IMV 22;
21 – Ford Ka 1.0 – IMV 22;
22 – Ford Ka 1.5 – IMV 22;
23 – Hyundai HB20 1.0 – IMV 22;
24 – Hyundai HB20S 1.0 – IMV 22; 25 – Toyota Corolla 2.0 – IMV 22; 26 – Volkswagen Fox 1.6 – IMV 22.
Fonte: icarros