Vendas crescem 8% na quinzena 

IPI, juros menores e refaturamento impulsionam negócios em junho

19/06/2012 - 11:54min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
img21513

Números preliminares sobre o comportamento do mercado durante a primeira quinzena de junho apontam crescimento de 8% na comparação com igual período de maio: foram 166.217 unidades emplacadas este mês, incluindo automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus até a sexta-feira, 15, contra os 153.798 emplacamentos computados na primeira metade do mês anterior. Vale lembrar que em ambos os meses houve feriados, mas considerando o número de dias úteis, junho teve um dia a menos. Sobre a primeira quinzena de junho do ano passado, houve alta de 10%.

Para o economista e consultor independente de varejo automotivo Ayrton Fontes as vendas realizadas na segunda metade de maio influenciaram na primeira quinzena de junho como reflexo do refaturamento que as montadoras tiveram que fazer de veículos que estavam estocados em suas concessionárias.

As vendas também foram influenciadas pelo IPI menor, anunciado pelo governo em 21 de maio, que reduziu os preços dos veículos em até 10%, o que fez crescer o movimento nas redes de concessionárias e em feirões realizados pelas montadoras.

Outro movimento observado por Fontes foi o aumento das vendas diretas para locadoras e frotistas, que novamente ultrapassaram o índice de 20% nos emplacamentos. “Isso demonstra que este segmento vai aproveitar o momento de redução de IPI, IOF e juros para recompor suas frotas neste segundo semestre.”

O consultor acrescenta que as condições de financiamento que as montadoras, por meio de seus bancos, oferecem com entrada a partir de 50% do valor do veículo para os quais são aplicados juros que variam de zero a 0,99% ao mês estão ajudando a evitar queda nas vendas deste ano.

Os números oficiais de mercado da primeira quinzena de junho serão divulgados pela Federação Nacional de da Distribuição de Veículos Automotores Fenabrave na terça-feira, 19.

Fonte: AutomotiveBusiness

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?