As funções do filtro secador é:
- Reter impurezas sólidas decorrentes de desgaste dos componentes.
- Manter reserva de gás para compensar as variações de rotação do motor, temperatura ambiente e quantidade de carga, garantindo assim um fluxo contínuo.
- O filtro secador armazena o refrigerante para a válvula de expansão, conforme a necessidade da mesma.
- Absorver umidade devido à presença de cristais higroscópicos, que absorvem água. Esses cristais retêm a umidade, evitando que a água venha a congelar, bloqueando o fluxo do gás. No sistema R-12 é usado como elemento dessecante à sílica-gel. Porém, para o R-134a é usado o Zeolito como elemento dessecante, devido à polaridade iônica do R-134a estar bem próxima à da água em função da presença do hidrogênio na sua molécula.
No filtro secador há um visor que permite um Visor de Inspeção que permite controlar o estado do fluido refrigerante no circuito.
Visor límpido: Significa que o refrigerante esta completamente no estado líquido (normal).
Visor com bolhas: Significa que a carga do gás refrigerante é insuficiente ou esta ocorrendo dificuldade de condensação (um embasamento ou aparecimento de pequenas bolhas no início do funcionamento do sistema é normal).
Quando trocar o Filtro Secador:
Para saber a hora correta de trocar o filtro basta examinar as tubulações de entrada e saída do filtro. A temperatura deverá ser a mesma nos dois tubos; Tendo em vista que a função principal do filtro não é reduzir a temperatura do gás na linha de alta pressão, e sim fazer a filtragem do mesmo.
Portando é correto afirmar que a temperatura de entrada e saída do filtro é igual.
Se verificar grande diferença na temperatura de saída em relação com a temperatura de entrada isso indica que o filtro esta obstruído e esta ocorrendo a expansão do gás dentro do filtro.