Ano de recuperação para as fabricantes de caminhões no Brasil, 2013 foi especial para a Scania. A marca sueca, uma das referências nos segmentos de pesados e extrapesados, alcançou no ano passado o melhor desempenho de sua história no país. Nunca, desde 1957, a empresa havia vendido 20.824 num mesmo ano no Brasil. Em evento realizado em São Paulo na semana passada, a Scania mostrou os números alcançados em 2013 e projetou duas novidades para este ano: um novo pacote de manutenção, com lançamento ainda a definir, e uma versão 8×2 do R 440, que espera homologação para poder começar a ser vendido.
Responsáveis maior do sucesso da fabricante em 2013, os modelos do R 440 acumularam mais de 10.500 unidades emplacadas e levaram a Scania à liderança do segmento de pesados com 32,2% de participação do mercado. E para os executivos da empresa, o desempenho de 2014 pode ser ainda melhor. “O fato de já termos claro as regras do Finame em 2014 é ótimo para nós da Scania, que nos programamos bastante”, afirmou Eronildo Santos, diretor de Vendas de Veículos da Scania do Brasil.
Consolidada nos pesados, a Scania tem conquistado aos poucos espaço também nos semipesados. A linha da marca para o segmento, representada com mais força pelo P 310 8×2, alcançou uma fatia de 3,6% de participação de mercado e vendas de 1.715 unidades. Para completar, o aumento no número dos programas de manutenção vendidos teve significativo aumento de 65%. Atualmente são quatro os programas de manutenção oferecidos pela companhia: Premium, Trem de Força, Standard e Compacto.
Em 2014, o plano é lançar o Scania Mais. “Identificamos junto aos nosso clientes a necessidade de um programa intermediário, entre o Trem de Força e o Premium”, revelou Fabio Souza, diretor de serviços da Scania do Brasil.
Outra questão abordada foi a ampliação do número de casas Scania no Brasil. Para este ano e 2015, a marca investirá R$ 130 milhões e prevê chegar a um total de 133 concessionárias até o final do período.
Fonte: www.brasilcaminhoneiro.com.br