Condensador do sistema de ar condicionado

20/04/2017 - 13:08min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

O sistema de ar condicionado é composto por um conjunto de peças que devem todas funcionar conjuntamente para que o sistema renda o esperado e desempenhe sua função com eficiência e da maneira que os ocupantes esperam. Existem desde as peças mais simples como mangueiras até peças mais complexas como o compressor e o condensador.

img31330

Porém, não é por ser mais simples ou não que uma é mais importante do que a outra, já que se alguma delas falhar todo o sistema sofre. Então sempre que possível e mesmo que não esteja acontecendo nada de errado com o sistema de ar condicionado é muito importante fazer uma manutenção preventiva, pois aí diagnostica algum defeito que está prestes a a acontecer.

E caso já apresente algum problema o sistema de ar condicionado, é importante fazer a manutenção corretiva, pois aí já sabe o que está acontecendo e faz o reparo do que é necessário. Qualquer tipo de manutenção que se queira fazer procure um especialista com os equipamentos específicos para todo o tipo de diagnóstico e manutenção.

Uma das peças mais importantes do sistema de ar condicionado é o condensador, que como o próprio nome já diz é responsável por condensar o fluido, transformando o fluido gasoso em fluido em estado líquido e iniciando o processo de refrigeração . Essa função se faz muito importante para a climatização e o resfriamento do interior do automóvel. Juntamente com o condensador, outra peça que funciona é o eletro-ventilador, elemento que faz com que o calor absorvido pelo fluido se dissipe. O condensador tem serpentinas que atuam como um trocador de calor e sua forma é semelhante à do radiador do automóvel.

É muito importante ressaltar que o condensador pode entupir, fazendo com que o fluido não circule corretamente e prejudicando todo o sistema, inclusive forçando algumas peças como o compressor, o que acaba prejudicando essas outras peças. O condensador pode também furar com o tempo e à medida que é utilizado.

Ao furar, deixa o fluido vazar, o que diminui e muito a pressão do sistema e deixa mais fraca a circulação do ar até esta parar por completo. ou seja, nesse caso deve-se fazer a manutenção o quanto antes pois o sistema de ar fica totalmente inoperante.

Então para fazer a revisão completa no sistema de ar condicionado, especialmente no condensador, não perca tempo e leve imediatamente o seu automóvel até a um centro automotivo especializado.

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?