A Jaguar Land Rover anunciou nesta sexta-feira (2) que o primeiro veículo a sair das linhas de montagem da fábrica nacional da companhia, em Itatiaia (RJ), será o Range Rover Evoque, no começo de 2016. O Discovery Sport, cuja produção já estava garantida desde o anúncio da construção da planta, deve chegar às lojas somente no segundo semestre do próximo ano.
A decisão de produzir o Evoque no Brasil é óbvia. O SUV compacto é o modelo mais vendido da Range Rover por aqui, com mais de 20 mil unidades vendidas desde quando começou a ser importado, em 2011. O modelo nacional já contará com a próxima reestilização da linha 2016. “A chegada do Range Rover Evoque reforça o nosso comprometimento de longo prazo com o mercado brasileiro”, defendeu Terry Hill, presidente da Jaguar Land Rover da América Latina.
A unidade fabril fluminense vai receber o total de R$ 750 milhões em investimentos até 2020. Ela terá capacidade para produzir 24 mil unidades por ano e será a primeira fábrica da companhia fora do Reino Unido.
Ainda existe a possibilidade de os britânicos produzirem o recém-lançado Jaguar XE, novo sedã médio da marca, no Brasil. Contudo, pesa contra ele sua estrutura mais complexa e cara de produção, devido à carroceria composta em 93% de alumínio. Outro fator negativo seria a menor margem de lucro do modelo frente aos SUVs, pois ele é vendido a preços menores.
Fonte: carroonline