Caminhões: produção começa o ano com queda de 75,8% 

Resultado era previsível por conta dos novos veículos Proconve 7, mais caros

09/02/2012 - 09:05min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
img20256

A produção de caminhões iniciou o ano com queda expressiva. Em janeiro de 2012 foram fabricadas 3.438 unidades, ante 14.227 no mesmo mês do ano passado, redução de 75,8% do volume. Os dados foram revelados na manhã desta segunda-feira pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Na comparação com dezembro de 2011, a queda foi de 81,3%.

Tamanha redução é explicada pela mudança na legislação de emissões, que obrigou os fabricantes a produzir desde o primeiro dia deste ano veículos em conformidade com o Proconve 7. Com a perspectiva de encarecimento de 8% a 15% desses novos produtos (em razão das modificações técnicas necessárias), as montadoras aceleraram a produção da linha 2011 no segundo semestre como forma de antecipar vendas e deram férias coletivas no primeiro mês de 2012.

O presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, comentou os números: “A retomada de produção (aos níveis anteriores) depende fundamentalmente da venda dos estoques. Haverá um crescimento gradativo até a normalidade”, disse o executivo. Sem ser taxativo, ele acredita que a situação pode se normalizar até o fim deste mês. Na comparação com o primeiro mês do ano passado, as maiores quedas de produção em 2012 ocorreram nos caminhões semileves (83,6%), leves (também 83,6%) e médios (79,5%).

Os emplacamentos do setor de carga tiveram alta de 6,3% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, mas vale dizer que esse saldo positivo ancorou-se no crescimento da comercialização dos caminhões pesados, que tiveram 4.634 unidades vendidas e alta de 47,5% na comparação com o mesmo mês de 2011. Todos os outros segmentos (dos semileves aos semipesados) tiveram queda nos emplacamentos.

Fonte: Automotivebusiness, por Mário Curcio, AB

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?