Qual a hora certa de trocar os pneus do carro; descubra

29/06/2022 - 08:42min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

Os pneus estão entre os componentes mais importantes de um carro. Afinal, eles são necessários para o carro se movimentar. Mas assim como outras peças, eles podem se desgastar com o tempo e a substituição pode ser uma saída para evitar problemas mais graves. Veja aqui qual a hora certa de trocar os pneus do carro.

Veja mais sobre qual a hora certa de trocar os pneus do carro

Como já sabemos, os carros possuem quatro pneus e os motoristas podem escolher entre os vários fabricantes disponíveis no mercado. A troca deles se torna necessária por vários motivos. O principal deles é que o risco de acidentes aumenta, visto que a estabilidade será comprometida. Sem falar que diminui o risco de aquaplanagem.

Mas é possível evitar tudo isso. O motorista precisa saber qual a hora certa de trocar os pneus do carro. Alguns sinais mostram que a substituição tem de ser feita. Veja alguns exemplos abaixo.

Você provavelmente já ouviu alguém falando que o pneu “está careca”. Isso significa que os pneus estão com os sulcos da banda de rodagem sem a profundidade mínima (1,6 milímetros). Este pode ser um sinal que a troca é necessária. Um pneu nesta situação não consegue aderir o asfalto.

Sem falar que em situação de pistas molhadas, a peça não consegue fazer uma boa drenagem. Quando o pneu estiver nesta situação, a troca deve ser feita.  Lembrando que a frequência que a pessoa usa o carro e os tipos de estrada que o veículo passa podem ser fatores que causam desgastes da borracha.

Bolhas

Outros sinais de que o componente precisa ser trocado são um pouco mais claros. Um bom exemplo disso é presença de bolhas. Estas podem surgir quando a borracha é empurrada por conta da pressão causada pelo rompimento da estrutura da parte de dentro do pneu, causado por buracos ou outros tipos de impactos.

Uma bolha (que pode ser externa ou interna) pode ser prejudicial, visto que o pneu pode estourar. Vale ressaltar que a direção ficará mais instável também. Por isso, quando as bolhas aparecerem, a recomendação é a troca dos pneus. É importante verificar ainda a presença de furos e cortes.

Data de validade e quilometragem

A “data de validade” também é um item importante para se levar em consideração para saber qual a hora certa de trocar os pneus do carro. Neste caso, não estamos falando de uma data específica. Especialistas dão conta que a troca é recomendada após cinco anos contados desde a data de fabricação dos pneus.

Tal dado está presente no próprio pneu (últimos quatro dígitos). O motorista pode encontrar na lateral do pneu. Haverá junto dele a sigla do Department of Transportation (DOT). Lembrando que o prazo de garantia de muitas empresas também é de cinco anos. Caso o motorista passe deste período, inspeções devem ser feitas.

Agora, com relação à quilometragem, dados mostram que o pneu pode percorrer entre 10.000 km e 75.000 km.

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?