Freios exigem cuidado  

Para uma maior segurança, sistema de frenagem de caminhões e ônibus deve ser regulado e verificado periodicamente; desgaste pode ocasionar folgas

07/10/2013 - 09:40min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
img24327

A maioria dos caminhões e ônibus possui um sistema pneumático para acionamento dos freios, que têm como principais componentes, tambores, lonas e cames (eixo) tipo “S”.

Segundo o Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), esse sistema exige uma regulagem manual, e o desgaste natural desse conjunto de peças pode ocasionar a presença de folgas e um menor poder de frenagem do veículo.

Além disso, danos à sapata de freio (suporte das lonas) e à superfície de atrito do tambor podem resultar numa situação conhecida como “virar o S”, que é quando o eixo sai de seu alojamento junto às sapatas.

Essa soltura é perigosa, já que pode acontecer durante uma frenagem. Por isso, é importante verificar periodicamente a regulagem e o correto funcionamento de todo o sistema de freios.

Fonte: www.caminhoes-e-carretas.com

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?