O aditivo de radiador possui um papel de extrema importância no funcionamento do sistema de arrefecimento do motor. Sua principal função é aumentar o ponto de ebulição e diminuir o ponto de congelamento do aditivo, evitando assim que evapore do sistema ou congele. Garantindo assim o correto funcionamento do sistema em situações de altas e baixas temperaturas.
Os aditivos também são os responsáveis por proteger os metais do sistema de arrefecimento contra corrosão e ferrugem. Aditivos de alta qualidade contam com com inibidores adequados em sua mistura que proporcionam uma maior proteção, como por exemplo o monoetilenoglicol.
Você sabia?
O principal mito contado sobre os aditivos de radiador é que eles são responsáveis por causar corrosão ou vazamentos no sistema de arrefecimento.
Um bom aditivo contém substâncias antioxidantes que são capazes de prevenir e recolher a sujeira e fuligem presentes no sistema de arrefecimento. Em casos de utilização de soluções arrefecedoras de baixa qualidade, o sistema de arrefecimento pode apresentar ferrugem acumulada, sendo este acúmulo indevido o responsável por manter o sistema, temporariamente, livre de vazamentos. Sendo assim, uma vez aplicado o aditivo correto, a limpeza do sistema se inicia e elimina o acúmulo de ferrugem. Por este motivo, muitos culpam o aditivo por começar o vazamento no sistema, mesmo que, anteriormente, ele já estivesse comprometido.
Pontos de atenção
Utilizar um aditivo de baixa qualidade pode trazer muitos problemas a longo prazo. Listamos abaixo algumas consequências que você está exposto quando abre mão da qualidade do produto:
* Corrosão do sistema de arrefecimento (radiador, bomba d’água e tubulações em geral);
* Erosão por cavitação de componentes internos do motor;
* Escamação (partículas brancas que revestem as superfícies internas do sistema de arrefecimento);
* Deterioração de vedações e tubulações;
* Formação de gel/borra no sistema de arrefecimento.
Fonte: DELPHI