Oficina Brasil firma parceria com iCarros e lança novo programa de manutenção preventiva 

12/05/2011 - 14:58min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

O que era bom ficou ainda melhor. A partir deste mês, o programa Agenda do Carro entra em nova fase, com mais recursos que prometem facilitar ainda mais o encontro de motoristas e oficinas. São diversas novidades. A primeira é o nome, que muda para Cuide do Carro, em virtude da substituição do parceiro. Sai a WebMotors e entra o iCarros, do Banco Itaú. A escolha do iCarros foi estratégica para o programa, uma vez que o site de comércio eletrônico de veículos novos e seminovos do Itaú está em franca expansão e atingiu, em março, mais de 8,5 milhões de acessos, um crescimento de 21% em relação a fevereiro, e incremento de 91% em relação a março de 2010.

img1218

Imagem do Portal (www.icarros.com.br/manutencao)

Segundo relatório de audiência do iCarros, no acumulado do primeiro trimestre de 2011, houve crescimento de 95% em relação ao ano passado, o que possibilitou ultrapassar a marca dos 23 milhões de acessos.

Estes números são bastante animadores e, por conta disso, o iCarros decidiu investir em novas ações, para oferecer aos usuários do site mais informação e recursos. Uma delas é uma área dedicada à manutenção preventiva e é justamente aqui que começa a parceria com o jornal Oficina Brasil.ProgramaO programa Cuide do Carro segue os mesmo conceitos da antiga Agenda do Carro, com objetivos e missões idênticas. Trata-se de uma ação para disseminar a importância da manutenção preventiva entre os donos de veículos, mostrando a eles que é mais fácil, barato e ecológico prevenir do que remediar, quando o assunto é automóvel.

Esta é a missão do conteúdo editorial do site de manutenção do iCarros, que vai utilizar os mais diversos recursos disponíveis para mostrar os benefícios da manutenção preventiva aos leitores e usuários.

O primeiro trabalho foi desenvolver um guia de manutenção, com a definição dos principais partes e sistemas automotivos, dicas de como utilizar o veículo de forma a preservar os componentes, sinais de problemas e o que fazer em caso de manutenção. Tudo em uma linguagem simples, direta e de fácil entendimento aos donos de carros.

Ao todo, o guia terá 24 itens, dos quais seis já estão no ar: bateria, embreagem, filtros, sistema de arrefecimento, sistema de freios e troca de óleo. “Alguns destes itens são de troca frequente e muitos donos de carros ainda têm dúvidas de como proceder, por mais comuns que possam parecer aos profissionais da reparação”, afirma a responsável no Grupo Oficina Brasil pelo programa Cuide do Carro, Mônica Nakaoka.

Os demais itens (acessórios, ar-condicionado, bomba injetora e bico injetor, elétrica e eletrônica, escapamentos, filtros, funilaria e pintura, iluminação automotiva, injeção eletrônica, lavagem e polimento, pneus, regulagem de motores, retífica de motores, sistema de direção hidráulica, sistema de direção mecânica, sistema de suspensão, sistema de transmissão, som e alarme e turbo) serão contemplados até o final do ano, com a continuidade do desenvolvimento do site.

Além das dicas escritas, o iCarros já iniciou o projeto de gravação de vídeos com dicas de manutenção, que colocará o reparador diretamente em contato com o dono do veículo, explicando aos internautas a importância de manter os carro sempre com as revisões em dia.BenefíciosA cultura da manutenção preventiva é algo que deve partir do reparador para o dono do veículo, assim, o site iCarros presta um grande serviço aos profissionais do setor, conscientizando os leitores das vantagens e benefícios da troca preventiva de peças e componentes.

Entre elas, o site destaca três: economia (sai mais barato trocar antes do término da vida útil do que depois, pois evita o desgaste de outros componentes que podem ser afetados), facilidade (a manutenção preventiva pode ser programada e o dono do veículo não fica dias sem o carro) e preservação ambiental (carro com manutenção em dia polui menos).

Assim, sempre que conversar com o dono do carro, seja um defensor desta prática, pois seu cliente tem muito mais a ganhar, assim como você, uma vez que as montadoras têm desenvolvido veículos mais sofisticados, que quebram menos, mas requerem mais atenção.Patrocinadores apóiam a mudançaTal como antes, o programa Cuide do Carro conta com o patrocínio de empresas que visam na manutenção preventiva a forma mais inteligente de manter o veículo em perfeito estado.

Estão juntos nesta ação as fabricantes de componentes Dayco (correias e polias, cabos de velas), Heliar (baterias), MTE-Thomson (sensores e válvulas termostáticas), Osram (lâmpadas automotivas), Sabó (retentores), Tecnomotor (equipamentos de diagnose) e Valeo (sistemas de arrefecimento, componentes letrônicos entre outros).

“O Programa Cuide do Carro veio para reforçar a tendência de evolução contínua das empresas parceiras pertencentes à Agenda do Carro. O mercado mudou, as necessidades mudaram e a Dayco sente-se muito gratificada em fazer parte de um grupo que sabe se reposicionar no momento certo. Estamos buscando ferramentas mais dinâmicas, mais tecnológicas e que ao mesmo tempo sejam capazes de promover uma interface voltada ao relacionamento direto. É nisso que acreditamos!”, afirma a coordenadora de Marketing da Dayco, Talita Peres.

Já o diretor de Marketing da MTE-Thomson, Alfredo Bastos Jr., enfatiza a importância da comunicação digital no mundo moderno, inclusive no âmbito das oficinas. “Para a MTE-Thomson a mudança para Cuide do Carro é a prova da evolução da comunicação no mundo digital. Hoje extremamente rápida! Acreditamos na manutenção preventiva como maneira de valorizar o reparo no veículo, como também estamos preocupados em gerar demanda para as oficinas. A oficina evoluiu, assim também como o dono do carro e esta nova fase do programa sintetiza tudo isto, com uma ferramenta moderna, útil, inovadora e com um grande parceiro”, diz.

A Valeo também opina. “Para a Valeo, a evolução que o programa Agenda do Carro está passando é um reflexo natural da própria dinâmica pela qual o mercado de reposição independente vem demonstrando nos últimos anos. Temos nos defrontado com inúmeras evidências de que a relação entre as partes tem se modificado: veículos cada vez mais inovadores e com mais tecnologia embarcada, proprietários cada vez mais sedentos por tecnologia e conforto, e exigentes em relação aos serviços prestados, reparadores com mais demanda de mão de obra especializada e novas exigências governamentais ou do próprio cliente, autopeças com mais oferta de produtos e diversidade de fabricantes, distribuidores com papéis mais e mais estratégios na logística de distribuição de produtos e, por fim, fabricantes desenvolvendo produtos, serviços e soluções que possam atender este mercado fascinante. Estamos face a face com um novo mercado: mais competitivo, mais dinâmico, mais tecnológico. Este mercado demanda soluções mais dinâmicas e mais assertivas. Devemos estar organizados e alinhados para atender esta evolução. Esta nova fase do Cuide do Carro vem ao encontro desta necessidade e a Valeo acredita plenamente nesta revolução”, comenta o responsável por Qualidade, Serviços ao Cliente e Meio Ambiente para América do Sul, Jeser Madureira.

Com todas estas novidades, o programa Cuide do Carro já nasceu grande, inovador e de muito prestígio. Vale lembrar, que na base, estão as melhores oficinas do País, uma vez que elas passam por um rigoroso processo de seleção, efetuado por técnicos das empresas patrocinadoras, que têm como tarefa diária visitar os mais diversos estabelecimentos de reparação em todo território nacional.

Batizado de Comitê de Rede, os técnicos avaliam de forma sistemática e muito rigorosa as informações enviadas pelas oficinas interessadas em participar do programa, além de efetuarem auditorias surpresas nas mais de 1.200 empresas, que atualmente integram a rede Cuide do Carro.Busca de Oficinas ficou mais interativaCom a nova parceria, a interação entre oficina e dono do carro foi melhorada. No novo portal de Manutenção do iCarros (www.icarros.com.br/manutencao), a ferramenta de Busca de Oficinas ficou mais interessante, pois além de encontrar as oficinas mais próximas, o site mostra um mapa com a localização exata do estabelecimento.

Além disso, o dono do carro pode realizar busca por CEP, e o sistema identifica as oficinas mais próximas, por ordem de distância, com foto e descrição dos serviços oferecidos. Outra novidade é a possibilidade de o internauta filtrar a busca por serviço, o que torna mais fácil e rápido a procura.

Uma ferramenta interessante é o link Como chegar, que traça a rota para o usuário, do endereço onde está até a oficina. E, para as oficinas que realizam check-up gratuito, há um link para o internauta enviar solicitação de revisão para a oficina e imprimir o formulário de check-up de 28 itens.Mais destaqueOutra vantagem para as oficinas é o maior destaque do site para o assunto manutenção. Na página principal, há uma aba em letras graúdas com o nome do tema, com um chapéu Novo. Ao clicar sobre a aba, três informações aparecem em evidência: Busca de Oficinas, check-up gratuito e guia de manutenção.

Uma ferramenta interessante do guia de manutenção é que além de dar dicas sobre o funcionamento dos sistemas automotivos, há dois links diretos para a ferramenta de Busca de Oficinas, com ênfase às que trabalham com a reparação do componente específico, localizadas no canto superior direito da tela e no quadro também à direita.

No link superior, o internauta é direcionado a uma página com um mapa do Brasil. Na parte superior desta página, há um descritivo do sistema/componente escolhido. Ao clicar em um dos estados do mapa, a página mostra as cidades onde estão localizadas as oficinas do programa Cuide do Carro, que atendem a manutenção do item escolhido.

Basta selecionar a cidade e pronto. Uma nova página é aberta com o mapa indicativo da localização da oficina e, abaixo, todos os dados da loja, com descritivo dos serviços que realiza, endereço, cartões de crédito e débito que aceita, e links para contato, como direcionamento (como chegar), e se realiza check-up gratuito, atalho para acessar o formulário de revisão.

O check-up gratuito é outro item que foi retrabalhado no iCarros. Muito mais do que apenas imprimir o formulário, o internauta envia para a oficina escolhida um e-mail solicitando o serviço, com informações sobre o tipo do veículo e dados cadastrais para que a oficina possa entrar em contato com o dono do carro, para agendar a data da revisão.

“Desta forma, agregamos valor ao serviço, pois o reparador pode programar a ida do cliente à oficina e oferecer ao dono do carro um melhor atendimento”, afirma Mônica Nakaoka.

FONTE: Jornal Oficina Brasil (www.oficinabrasil.com.br)

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?