Uma nova tecnologia está sendo desenvolvida pela equipe da Mercedes-Benz. O sistema operacional estará disponível em novos carros da Mercedes e vai deixar os veículos totalmente conectáveis para compartilhar e receber dados, novos recursos e atualizações da montadora alemã.
Conheça o sistema operacional para os novos carros da Mercedes
A Mercedes-Benz revelou mais detalhes de seu sistema operacional MB.OS. Com previsão de lançamento para os próximos anos e com base em uma arquitetura “chip-to-cloud”, o MB.OS se beneficia do acesso total as informações e permite que a marca ofereça a seus clientes uma experiência de produto diferenciada e superior.
O sistema operacional foi criado para garantir que todos os veículos da Mercedes estejam prontos para possíveis atualizações, além de estar aberto para parceiros selecionados.
Enquanto a Mercedes-Benz define e controla a arquitetura com sua própria base de hardware e software, a integração das principais empresas de tecnologia concede aos clientes acesso aos melhores serviços, conteúdo e funções da categoria.
Entre os parceiros do MB.OS se destaca a NVIDIA, que fornece seu conhecimento em software, dados e IA, bem como seu sistema on-chip Orin para aprimorar os sistemas de condução autônoma SAE níveis 2 e 3. Algumas versões também serão equipadas com os sensores de última geração de detecção de luz e distância LiDAR da Luminar.
Além disso, a Mercedes-Benz expandirá ainda mais seus recursos de infoentretenimento com novas parcerias para os principais aplicativos de vídeo, jogos e produtividade. O MB.OS abrirá uma nova dimensão de jogos por meio do Antstream para jogos de fliperama. As soluções de videoconferência a bordo serão expandidas com a adição dos serviços populares Webex e Zoom.
O software se tornará uma parte substancial da empresa para o processo de desenvolvimento de produtos e o plano de investimento, com cerca de 25% do orçamento de Pesquisa & Desenvolvimento alocado para software em meados da década.
Parceria com o Google
A Mercedes-Benz anunciou uma nova parceria para desenvolvimento de novas funcionalidades em seus veículos. O Google fará parte da rede de parceiros da montadora alemã para desenvolver e implementar uma experiência de navegação automotiva de última geração.
A Mercedes-Benz será a primeira montadora a construir sua própria experiência de navegação de marca com base em novos dados veiculares e recursos de navegação da plataforma Google Maps, incorporada ao MB.OS.
O objetivo é possibilitar o acesso à principal oferta geoespacial do Google, incluindo informações de tráfego em tempo real, reencaminhamento automático e outras informações.
Além disso, os motoristas também poderão usar o aplicativo do YouTube no sistema de infoentretenimento quando estacionados e usar o sistema de condução autônoma DRIVE PILOT SAE Nível 3, quando permitido.