Nova geração agrada pelo visual e tem motores bem conhecidos com alguns poréns
O universo de modelos compactos premium ficou bem restrito nos últimos anos. Com ascensão dos SUVs a própria Audi priorizou o Q3 e deixou para renovar a família A3 por último. E um ano após a estreia na Europa ele desembarca por aqui com preços a partir de R$ 229 mil. O R7-Autos Carros teve a chance de provar o novo A3 em um circuito rodoviário nas versões sportback e sedã com os motores 1.4 e 2.0TFSi.
Audi A3 Sportback S Line Limited 1.4 TFSI
Provamos a versão mais em conta do Audi A3 que agrada muito pelo estilo atual derivado dos modelos já renovados. A plataforma MQB e o motor 1.4 são feitos aqui para a linha Volkswagen mas que na linha Audi traz conjunto pronto da Alemanha. A boa qualidade da construção continua sendo seu ponto alto assim como a boa dirigibilidade
O motor 1.4TFSI tem 150cv e 25kgfm de torque associado ao câmbio Tiptronic de oito velocidades a gasolina continua agradando pelo desempenho. A direção bem calibrada, a suspensão responsiva e a ergonomia continuam como referência. Mas o A3 também ficou mais equipado.
São de série itens como faróis full-LED, partida por botão, painel digital Audi Virtual Cockpit, rodas aro 18, Park-Assist, direção progressiva, porta-malas com abertura elétrica (sedã) central multimídia de 10 polegadas MMI com Android Auto e Apple CarPlay e ar-condicionado digital de duas zonas. Porém alguns itens faltam em um carro de R$ 229 mil como um alerta de ponto cego, alerta de mudança de faixa, frenagem autônoma e conexão de smartphone sem fio presente em modelos que custam menos da metade do A3.
Ainda assim o desempenho é capaz de conquistar: o 0-100km/h é feito em 8,8 s e a máxima chega a 227km/h. E olha que a Audi tem o 1.5TFSI usado na Europa mas que não usa por aqui no pacote Brasil. Ainda assim a versão mais “barata” do carro continua agradando pelo desempenho.
Audi A3 Sedan Performance 2.0
Para quem deseja um algo mais o desempenho do motor 2.0 é ainda melhor. Neste caso são 190cv e torque de 32.6 kgfm associado ao câmbio automatizado de dupla embreagem S-tronic de 7 velocidades. Nos dois modelos, aliás, não há tração integral Quattro, mas os controles eletrônicos dão conta de manter o A3 muito bem preso ao chão quando o assunto é desempenho.
Com mais fôlego, o motor 2.0 mostra claramente a diferença em relação ao 1.4 e as trocas de marcha são rápidas. Durante o teste rodoviário não foi possível aferir aceleração ou velocidade máxima mas a Audi fala em 0-100km/h em 7,4s e velocidade máxima de 248km/h
Além dos itens de conforto e direção semiautonoma que ficarem de fora não há opção de motorização híbrida no país, pelo menos por enquanto. Um bom resumo para os fãs da marca é que o Audi A3 está muito melhor e mais equipado com alguns senões é um preço digno de modelos de segmentos superiores mas que devolve prazer ao volante à medida mostrando a maturidade da linha A3 e da marca Audi como um todo.