A BorgWarner, empresa responsável pelo fornecimento do primeiro turbocompressor para veículos leves fabricado no Brasil, comemora a boa aceitação do componente lançado no Volkswagen up! TSI.
A fornecedora justifica que, além de melhorar o desempenho do motor e reduzir o consumo de combustível, os veículos com motores menores e turbinados emitem menos poluentes. Esse conjunto de fatores vai ajudar as montadoras a atenderem os requisitos estabelecidos pelo Inovar-Auto.
O novo turbo da BorgWarner foi projetado para propulsores de 0,8 até 1,6 litro. Com projeto compacto para aplicações em carros de passeio, o turbocompressor inclui rotor de compressor em alumínio fresado, sistema de mancais otimizado e válvula de descarga controlada por atuador elétrico, com características avançadas de redução de ruído.
“O componente foi desenvolvido para ser montado diretamente no bloco do motor, permitindo sua instalação em motores menores. Além disso, a experiência global e os recursos da engenharia local possibilitaram aos engenheiros da BorgWarner a utilização de materiais e soluções voltadas ao aumento da durabilidade do produto”, define Lauro Takabatake, diretor de engenharia de turbos da companhia no Brasil.
E o Volkswagen up! é apenas o primeiro a contar com o componente. A empresa antecipou que já está desenvolvendo novos projetos com outras montadoras para que, em breve, mais modelos com essa tecnologia sejam lançados. O turbo chegou para ficar.