A Ford revelou hoje, em evento em São Paulo, a versão sedã do compacto Ka. O modelo apareceu como protótipo, com o nome Ka Concept 4 portas, já que o lançamento de sua versão de produção deve acontecer apenas no segundo semestre. Ainda assim, as linhas e características principais do futuro Ka Sedan estão todas ali.
Esta será a primeira geração do compacto a contar com versão três volumes, que deverá ficar na faixa dos R$ 34 mil quando chegar às lojas, tornando-se o substituto do atual Fiesta Rocam sedã. O veterano, porém, continuará sendo vendido por mais alguns meses ou “enquanto houver demanda”, segundo Oswaldo Ramos, gerente de marketind da Ford.
Medidas
A apresentação do modelo também foi feita na Índia, onde ele será vendido como Figo (nome que o Fiesta Rocam usa por lá). Ainda assim o Ka Sedan não é exatamente igual ao seu irmão indiano. As medidas, por exemplo, são outras. O modelo brasileiro é 25 centímetros maior que o Figo no comprimento.
A reportagem de Autoesporte mediu o Ford nacional e conseguiu os seguintes números, aproximados: 4,10 metros de comprimento, 1,70 de largura, 2,50 m de entre eixos e 1,50 m de altura. Com estes números, o Ka Sedan fica 10 cm mais curto que o Chevrolet Prisma e 14 cm menor que o Renault Logan. A distância entre os eixos em relação ao sedã compacto da GM, no entando, é praticamente a mesma, o que deve priorizar o conforto dos ocupantes.
Ford Ka Sedan é revelado como conceito em São Paulo.
O projeto utiliza a mesma plataforma do New Fiesta, e segue de perto a estrutura do novo Ka hatch. O principal trabalho da Ford foi trabalhar uma valorização do espaço a partir da terceira coluna, a fim de oferecer um porta-malas que consiga enfrentar as atuais opções de entrada do mercado. A capacidade de carga, porém, ainda não foi revelada pela marca. “O Ka Sedan prioriza mais espaço do que o New Fiesta. O porta-malas e o espaço para os ocupantes são maiores”, afirma Oswaldo Ramos.
Apesar de ser o sedã de entrada da Ford, o Ka Sedan não economizará em recursos. A começar pela motorização. A fabricante garante que o modelo não será oferecido com motor 1.0, por ser mais pesado do que o Ka hatch e feito para carregar mais bagagem. Embora a marca ainda não revele quais serão as opções de motores e câmbio, é certo que podemos esperar pelo motor 1.5 16V de 111 cv que equipa o New Fiesta, embora sem o câmbio Powershift e sim com o manual de cinco marchas.
Já o sistema multimídia contará com a tecnologia SYNC, presente em modelos superiores como o Fiesta e o Focus e que permite a integração de celulares, além de comandos por voz. A Ford também promete que o Ka Sedan será um dos mais econômicos da categoria e terá alto investimento em segurança, com direito a controle eletrônico de estabilidade.
Sobre o nome, por enquanto a Ford o chama de Ka Concept quatro portas. O nome Ka Sedan poderá ser adotado ou ainda trocado por outro, dependendo da aprovação do público e da estratégia de marketing da Ford.
Novo Ka em julho
No fim do ano passado, a Ford apresentou à imprensa especializada o Ka Concept, uma versão bem próxima do modelo de produção da nova geração do compacto, mas ainda considerada conceitual. A versão de produção do novo Ka deve chegar às lojas em julho, logo após a Copa do Mundo. Tanto hatch quanto sedã serão produzidos em Camaçari, na Bahia. Segundo a Ford, ainda não está decidido se o hatch e o sedã serão lançados juntos ou se primeiro virá Ka e depois sua versão três volumes. O certo é que as primeiras unidades começam a sair da linha de montagem em maio.
Plano global
O presidente da Ford do Brasil, Steven Armstrong, afirmou que 2014 será o ano em que a marca terá renovado todo o seu portfólio apenas com modelos globais. Segundo o executivo, o plano era atingir esta meta apenas em 2015, mas o lançamento do Ka Sedan adiantará o objetivo. (colaborou Alberto Cataldi)
Fonte: www.revistaautoesporte.globo.com