Após firmar uma aliança global no início do ano, General Motors e PSA Peugeot-Citroën planejam os próximos passos da parceria. Segundo o jornal francês La Tribune, o grupo americano quer fazer uma fusão de sua marca europeia Opel com as operações do grupo francês.
A joint-venture teria 30% de ações sob controle da GM, com uma injeção de capital de US$ 10 bilhões. Com a decisão, a americana não precisaria mais se preocupar em consolidar os números de vendas da Opel, que enfrenta forte crise na Europa desde 2010. A Peugeot, por outro lado, poderia se aproveitar do investimento na marca para melhorar sua situação no mercado europeu, onde tem enfrentado queda ao longo de 2012.
Segundo a publicação, a negociação tem forte oposição da família Peugeot, que controla o grupo francês com cerca de 25% das ações e 38% dos direitos de votação nas decisões executivas. Por outro lado, a proposta de joit-venture traz a promessa de redução de custos para ambos os grupos, o que pode trazer vantagens a médio e longo prazo.
Ao firmarem sua aliança global, GM e PSA apontaram o plano de reduzir custos em até US$ 2 bilhões anuais pelos próximos cinco anos. A GM detém 7% das ações da PSA. Procuradas pelo periódico, ambas as empresas afirmaram que não comentam especulações de mercado.
Fonte: www.revistaautoesporte.globo.com