GM quer fundir Opel e PSA Peugeot-Citroën 

Nova joint-venture ajudaria a recuperar operações da marca na Europa

15/10/2012 - 14:03min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
img22478

Após firmar uma aliança global no início do ano, General Motors e PSA Peugeot-Citroën planejam os próximos passos da parceria. Segundo o jornal francês La Tribune, o grupo americano quer fazer uma fusão de sua marca europeia Opel com as operações do grupo francês.

A joint-venture teria 30% de ações sob controle da GM, com uma injeção de capital de US$ 10 bilhões. Com a decisão, a americana não precisaria mais se preocupar em consolidar os números de vendas da Opel, que enfrenta forte crise na Europa desde 2010. A Peugeot, por outro lado, poderia se aproveitar do investimento na marca para melhorar sua situação no mercado europeu, onde tem enfrentado queda ao longo de 2012.

Segundo a publicação, a negociação tem forte oposição da família Peugeot, que controla o grupo francês com cerca de 25% das ações e 38% dos direitos de votação nas decisões executivas. Por outro lado, a proposta de joit-venture traz a promessa de redução de custos para ambos os grupos, o que pode trazer vantagens a médio e longo prazo.

Ao firmarem sua aliança global, GM e PSA apontaram o plano de reduzir custos em até US$ 2 bilhões anuais pelos próximos cinco anos. A GM detém 7% das ações da PSA. Procuradas pelo periódico, ambas as empresas afirmaram que não comentam especulações de mercado.

Fonte: www.revistaautoesporte.globo.com

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?