Qual o prazo correto para trocar as palhetas dos limpadoras do para-brisa?
Quem tem um carro está cansado de saber que existem diversos itens que contam com um “prazo de validade”, isto é, itens que precisam ser trocados regularmente.
No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, não existe um prazo ideal para trocar as palhetas dos limpadores do para-brisa.
De forma mais clara, para ajudar a entender isso, Jairo de Lima Souza, professor de engenharia mecânica automobilística do Centro Universitério FEI, explica que:
“as condições de uso são determinantes para a conservação e o bom funcionamento do acessório”.
Ou seja, enquanto elas ainda estiverem realizando sua função de forma correta, ainda não é necessário realizar a troca, independente do tempo que elas estejam ali.
Quais as melhores dicas para preservar as palhetas dos limpadores do para-brisa?
- Faça inspeções regulares das palhetas para identificar possíveis danos ou desgastes. Isso porque a substituição é necessária quando começam a deixar riscos ou não limpam eficientemente.
- Sempre que possível, estacione o carro em locais sombreados ou utilize proteções no para-brisa que bloqueiem os raios UV para prevenir o ressecamento da borracha das palhetas.
- Mantenha o para-brisa limpo, removendo poeira e gordura regularmente. Isso reduz o atrito desnecessário que pode desgastar as palhetas mais rapidamente.
- Certifique-se de que o reservatório do esguicho esteja sempre abastecido com o líquido de limpeza adequado, o que ajuda a manter a eficácia da limpeza e preserva a integridade das palhetas.
- Evite usar os limpadores em um para-brisa seco, pois isso pode causar riscos devido à fricção da borracha com sujeira ou poeira acumulada.
- Evite lavar o para-brisa com produtos de procedência duvidosa, especialmente aqueles oferecidos em semáforos, pois podem conter substâncias que danificam tanto o vidro quanto as palhetas.
Aproveite pra conferir: Lançamento de SUV em 2024: veja o modelo que vai agitar o mercado e que chega em breve