Manutençãopreventiva: Um bom negócio para todos. 

Faça da manutenção preventiva uma ferramenta para fidelizar sua clientela.

08/02/2012 - 17:01min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
img20226

Nesta época do ano, muitos clientes procuram as oficinas e os centros automotivos para fazer a manutenção preventiva, esses motoristas precavidos muitas vezes preocupados com a segurança de sua família buscam tranquilidade em suas viagens de férias e feriados. Essa é uma oportunidade única de se fortalecer o relacionamento com seus clientes.

Pesquisas mostram que até 75% dos clientes procuram por um bom atendimento na hora de escolher um serviço. Ë exatamente por isso que a manutenção preventiva se mostra uma oportunidade de ouro para os centros automotivos reafirmarem sua imagem e ligação com os consumidores.

Nesse sentido, é importante pensar até mesmo nos casos em que o cliente vai fazer a manutenção preventiva e verifica que seu carro está em boas condições: se, por um lado, a oficina deixa de ganhar com a prestação de serviços, troca de peças etc., por outro, se o cliente for bem tratado irá se lembrar dessa visita e, o mais importante, vai criar um laço de confiança com o mecânico! Tal ponto é vantajoso ainda que seu carro não apresente qualquer problema nos próximos tempos, pois ele vai indicar a oficina simplesmente porque foi bem atendido; divulgando entre possíveis novos clientes a credibilidade essencial nesse ramo. É como no velho ditado “mecânico, médico e dentista se não confiar é melhor trocar”.

Nós da APS Distribuidora sabemos como é importante um bom atendimento, afinal estamos há 18 anos no mercado e temos muitos clientes trabalhando conosco desde o princípio. Visando a um bom atendimento, nossa sugestão é que durante a visita leve o cliente para te acompanhar e converse com ele claramente, expondo a importância dessa manutenção, pois assim você vai passar confiança e certamente vai fidelizar sua clientela.

Nós ainda apontamos aqui alguns itens importantes que devem ser checados na manutenção preventiva que podem ser repassados para os clientes da maneira que eles entendam:

Verificar o nível de água e o estado do radiador:

O sistema de arrefecimento elimina o calor do motor evitando o superaquecimento. Além de verificar o nível de água, procure vazamentos: isso pode indicar que o radiador esteja furado e precisa urgentemente de manutenção.


Teste de freios:

Verifique discos, pastilhas, lonas traseiras e o nível do fluído. Não se esquecer de regular o freio de mão!


Verificar se o alinhamento está correto:

A suspensão garante a estabilidade na direção do carro e o conforto dos passageiros.

Calibrar os pneus:

Todos os pneus devem estar calibrados, inclusive o estepe, conforme o modelo/peso do veículo e é fundamental que não estejam lisos!

Verificar se todas as luzes funcionam corretamente:

O sistema elétrico deve estar em perfeita condição, todas as luzes devem funcionar adequadamente (setas, faróis, luz interna e outras).

Verifique o óleo do motor:

Ele deve estar com textura adequada e seu reservatório deve estar totalmente completo, esse cuidado é essencial para lubrificar as peças, diminuindo o atrito, evitando assim desgaste desnecessário do motor. Se o óleo estiver fino deve ser trocado.

Verificar também o estado das palhetas dos limpadores de para brisas:

Elas podem estar ressecadas e prejudicar a visibilidade sob chuva intensa.

Dirigir em áreas alagadas:

Isso pode causar uma pane elétrica, deixando você no meio da água. Caso não tenha opção, verificar se a altura da água não é maior que a metade da roda, passar sempre devagar e em primeira marcha, não deixar de acelerar o carro durante toda travessia. Caso o motor desligue, não tentar fazê-lo voltar a funcionar. Simplesmente peça ajuda e retire-o do local onde está parado.

Tais recomendações vão fazer o cliente confiar em você e em razão do bom atendimento, não apenas voltará quando precisar, mas também indicará seus serviços para conhecidos.

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?