Como funciona o Intercooler em motores turbo (e porquê ele melhora a performance)

22/02/2017 - 16:57min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

A maioria dos aficionados por carros só se lembra do “caracol da alegria” quando fala de carro preparado. Injustiça com o Intercooler, um importante componente de um bom motor turbo, principalmente se o foco for um equilíbrio de potência, durabilidade e consumo. Pesquise e você vai descobrir que diversos carros turbo de série reconhecidos em suas categorias possuem este importante dispositivo de resfriamento do ar que sai da turbina.

O Intercooler existe para realizar uma permuta de calor e resfriar o ar (funcionamento semelhante ao de um radiador), mas atua entre a turbina e o coletor de admissão. A temperatura do ar depois de passar pela turbina se eleva demais e o Intercooler tem a função de resfriá-lo antes da admissão, o que permite mais segurança/confiabilidade, mais potência (ar mais frio e denso na queima) e mais economia de combustível.

As principais vantagens do Intercooler são o arrefecimento do ar quente comprimido que sai do turbo, aumentando a sua densidade e a redução das temperaturas e carga térmica do motor, o que muitas vezes resulta em chances de mais pressão no turbo e mais potência, mas com segurança.

img30340

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?