Como fazer a manutenção da Água do Radiador com segurança?

27/01/2017 - 15:55min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

cuidar bem de seu veículo não é um assunto relacionado somente à preservação do carro, fazendo com que o motorista demore mais para trocar as peças desgastadas e, com isso, poupe dinheiro, mas também é um importante fator de segurança. A primeira inspeção das peças e componentes do automóvel cabe sempre ao motorista cuidadoso, que deve levar o veículo às oficinas mecânicas de confiança ao menor sinal de problema. Porém, muitas tarefas de manutenção podem (e devem) ser facilmente realizadas em casa.

img29699

O motor, que é o “coração” do carro, por exemplo, deve se conservar em uma temperatura ótima para seu funcionamento adequado. Do contrário, se a máquina superaquecer, poderá ter seu desempenho bastante comprometido e, com o tempo, até afetar seus compartimentos e fundir, além de consumir outras peças deste sistema do automóvel, fazendo com que o motor “agarre” ou trave. A conservação básica do sistema de arrefecimento do carro é uma das medidas de segurança mais simples. Hoje aprenderemos sobre ela:

Entendendo a manutenção do sistema de arrefecimento

Os motores dos automóveis são um sistema fechado e quase todos são refrigerados a água. O radiador é exatamente o dispositivo que serve para trocar o calor entre o ar do ambiente e a água que circula na máquina. O calor do motor é roubado pela água, que por sua vez é resfriada pelo ar

Portanto, é importantíssimo que se verifique o nível de água do radiador semanalmente, o que se pode fazer em casa. Uma vez por ano, no entanto, também é preciso que se faça a limpeza de todo o sistema de arrefecimento, serviço que só pode ser realizado com a ajuda de pessoal especializado, na oficina mecânica.

O nível de água do radiador é fácil de se visualizar. Ele possui um reservatório acoplado, geralmente de plástico, com marcas indicando o gabarito mínimo e máximo. Se o nível do líquido estiver abaixo do mínimo, está na hora de completar. Mas é importante levar em conta: se, nas suas avaliações, mesmo completando o líquido, o nível sempre retorna ao mínimo, é porque existe provavelmente um vazamento no sistema, e o carro deve ser levado para uma análise em oficina mecânica.

img29701

Mão na massa!

A troca do líquido de arrefecimento deve ser realizada sempre com o motor frio e o carro desligado. Nessas condições, o motorista pode abrir a tampa de expansão do radiador e soltar a mangueira inferior, para que o líquido possa escoar.

Esse fluido deve ser analisado visualmente: se estiver com coloração de ferrugem, deve-se jogar água dentro do reservatório do radiador, com o intuito de limpá-lo, até que a água que escorrer pela mangueira solta saia bastante transparente. Deve-se retirar o recipiente, lavá-lo em água corrente e, depois, fixá-lo novamente no lugar, conectando a mangueira.

Chegou a hora de “preparar” a água do radiador. Isso porque a peça nunca deve conter água pura, mas misturada com um produto específico, que é o aditivo para água do radiador. A água sem o aditivo corrói determinadas peças do sistema de arrefecimento. E, além disso, evapora e congela com mais facilidade.

img29700

Portanto, deve-se misturar a água com o aditivo, na proporção de 60% de água filtrada ou destilada para 40% do produto, ou seguindo as recomendações do fabricante do seu carro. Jamais se deve colocar no recipiente do radiador apenas água ou aditivo!

Com a mistura pronta, finalmente pode-se colocar o líquido no reservatório. Encha-o até o registro máximo e rosque a tampa para fechar. Só então ligue o motor do veículo, deixando a máquina funcionar até que a ventoinha seja acionada. Confira se não existe vazamento.

É um processo simples e que toma poucos minutos. Manter a água em dia é fundamental para evitar problemas que podem levar até a perda completa do motor. Já está há muito tempo sem conferir o seu carro? Faça hoje mesmo a manutenção do seu radiador e siga tranquilo!

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?