Caminhões Euro 3: estoques da rede terminam em maio 

Para Fenabrave, concessionárias ainda têm 12 mil armazenados

07/05/2012 - 08:33min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
img21136

O estoque de caminhões que atendem à legislação de emissões Euro 3 vai acabar até o fim de maio, de acordo com estimativa da Fenabrave, federação dos distribuidores de veículos. O diretor executivo da entidade, Alarico Assumpção, acredita que a rede de distribuição ainda tem 12 mil veículos armazenados, entre pesados, furgões e vans. “Em 20 ou 30 dias a situação será normalizada”, calcula.

A partir daí, as vendas de caminhões com tecnologia para a etapa Euro 5, ou Proconve P7, deverão tomar fôlego. A organização estima que as montadoras viraram o ano com 45 mil veículos Euro 3 em estoque. As unidades só podiam ser vendidas pelas montadoras até 30 março. Com a demanda mais fraca do que a esperada, as montadoras tiveram que desovar o volume excedente para a rede de concessionárias.

Alarico avalia que cerca de 25% dos caminhões vendidos no mercado nacional entre janeiro e abril tinham tecnologia Euro 5. “É difícil ter certeza. Nos baseamos no número de emplacamentos, que não mostra diferenciação entre os modelos”, explica. Se o palpite do executivo estiver correto, foram licenciados 12 mil veículos que atendem ao Proconve P7 no primeiro quadrimestre do ano.

Enquanto diversas fabricantes do segmento projetam retração do mercado em 2012, por conta do aumento dos preços dos veículos e da redução do ritmo de expansão da economia, a organização espera crescimento. Em previsão divulgada na quinta-feira, 3, a Fenabrave aponta que as vendas de caminhões crescerão 2,6% para 177,1 mil unidades.

youtube_c5pTvhntVvU

Fonte: AutomotiveBusiness, por Giovanna Riato

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?