Automec 2012: mercado de caminhões em baixa não afetou negócios  

Feira não repetiu o sucesso de outras da série

17/04/2012 - 15:26min

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O alerta da obrigatoriedade da certificação de autopeças para a comercialização no mercado de reposição no País não afastou dezenas de fabricantes chineses da terceira edição da Automec Pesados e Comerciais, feira promovida pela Reed Alcântara que terminou no sábado, 14 de abril, no Anhembi, em São Paulo. Interessados na demanda crescente de componentes para o aftermarket de caminhões e ônibus, eles estiveram ativos na feira, como fizeram também nas demais edições da Automec para veículos leves e comerciais pesados. O evento de cinco dias recebeu 542 marcas expositoras e teve a presença do ministro Guido Mantega, da Fazenda, na abertura.

Visitantes encontraram uma feira limitada e destacaram que ela não repetiu o sucesso das outras Automecs ou da Fenatran, no final do ano passado, que marcou o lançamento dos veículos comerciais powertrain Proconve P7 (Euro 5). Apesar disso, o presidente do Sindirepa-SP, Antonio Fiola, resumiu que “o encontro teve grande importância para os reparadores e mostrou a força do setor de veículos pesados”. Apesar das vendas de caminhões apontarem para baixo no primeiro trimestre do ano, em razão da mudança na legislação de emissões, houve uma série de lançamentos e negócios na Automec, já que o mercado de reposição não sofre impacto do emplacamento de veículos no curto prazo e depende da evolução da frota, dos fretes e do comportamento da economia.

Hércules Rico, diretor do evento, considera que a feira internacional especializada em peças, equipamentos e serviços para veículos pesados e comerciais consolidou-se como principal iniciativa do gênero para realização de negócios e atualização sobre tendências no segmento de peças para veículos pesados. Ele enfatiza que a feira recebeu visitação qualificada durante os cinco dias e informa que 25,9% dos visitantes ocupam cargos de diretoria, 25,1% são gerentes, 13,1% são chefes ou supervisores, e 8,4% são presidentes de empresas.

Importadores da Rússia, Chile, Argentina, Peru, Colômbia, Equador e África do Sul marcaram presença nas rodadas de negócios, realizadas pelo Sindipeças, em parceria com a Apex-Brasil. Além dos compradores convidados, outros empresários do exterior vieram conhecer e fazer negócios. “Recebemos muitas pessoas do exterior, principalmente dos países do sul, que são nossos focos de exportação. Realizamos cerca de 400 contatos para vendas futuras”, comemorou Marcos Camargo, gerente de vendas da Birkson Automotive. Bons contatos foram confirmados também pelo gerente de marketing da Tecnomotor, Lorenzo Piccolli.

INCENTIVO AO SETOR

Guido Mantega sinalizou que o Governo Federal continuará estimulando o consumo interno e deverá melhorar as condições competitivas de preço e custo. Entre as medidas, estão os estímulos ao consumo de autopeças nacionais por meio do novo regime automotivo, desoneração da folha de pagamento no setor e aumento do volume de crédito com redução dos juros e aumento de prazos de pagamento. As medidas devem incentivar o setor nos próximos anos, com reflexos no segmento de autopeças para pesados.

Durante a Automec o engenheiro Luso Martorano Ventura esclareceu as mudanças no segmento de veículos pesados a diesel para atender o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve P7. Em vigor desde janeiro, a nova legislação estabelece limites de emissões rígidos, exigindo novas tecnologias para o powertrain de caminhões e ônibus. O consultor e diretor da Mobilidade Engenharia apresentou detalhes sobre a operação dos veículos e tirou dúvidas dos profissionais.

O evento recebeu também o Encontro Nacional da Rede de Retíficas, que apresentou a nova parceria com a Rede União Nacional de Peças visando às negociações em bloco para compra de peças para motores, garantindo preços melhores aos associados.

REPERCUSSÃO DO EVENTO

Danilo Zille Dutra, gerente de vendas da Lontra, relatou um bom astral da Automec. “Fechamos quarenta negócios na feira, com visitantes do Mercosul”, disse. A Dana recebeu visitantes de países como Chile, Peru, Paraguai e Colômbia e o gerente de planejamento de produto para o mercado de reposição, Osmar Maia, informou que a empresa ficou muito satisfeita com a Feira. Omar Secchi, diretor da Rodoplast, gostou dos resultados obtidos e assegurou que estará presente à próxima edição, decisão tomada também por Cláudio Antonio, sócio-diretor da Speedmaq.

O evento contou com o apoio das principais entidades do setor no País. Theophil Jaggi, responsável pela área de feiras e eventos do Sindipeças, destacou a realização de 429 reuniões com representantes de 51 empresas brasileiras, atendendo o Projeto Comprador, promovido pelo Sindipeças em parceria com a Apex-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

Para o Sindirepa-SP, a feira garantiu a aproximação com o reparador e a interação entre os Sindirepas de vários estados. Em conjunto com o Sincopeças-SP, a entidade organizou palestra com o supervisor de fiscalização de documentos digitais da Secretaria da Fazenda de São Paulo, Marcelo Fernandez, que explicou a implantação do Sistema Autenticador e Transmissor da Nota Fiscal – Cupom Fiscal Eletrônico, que gera dúvidas entre os empresários do varejo e da reparação.

Fonte: Automotive Business

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