Aston Martin DBX707 é o SUV mais rápido do mundo e tem 707 cv

02/02/2022 - 08:00min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Há um novo competidor no mundo dos SUVs de luxo de ultra-alta performance. Sim, ultra-alta performance, porque o Aston Martin DBX normal não é nada lento com seus 550 cv. E este aqui é o DBX707, nomeado por conta de sua impressionante potência de 707 cv, prometendo ser o “SUV de luxo mais potente do mundo”.

É o que vem do motor 4.0 V8 da Aston Martin, mas alterado para gerar 707 cv (por isso o nome) e um torque de nada menos que 91,8 kgfm. Para chegar a estes números, a marca inglesa colocou um par de turbos roletados, além de uma nova calibração do motor para trabalhar melhor com o turbocompressor. Mais ar chegando requer tubulação melhorada, então o DBX707 tem um novo sistema de escape com quatro saídas que, além de melhorar fluxo, ainda dá um delicioso som do V8 para os passageiros se divertirem.

Ter esta potência não significa nada se não conseguir usá-la e, dando os devidos créditos à Aston Martin, muito trabalho foi feito em toda a mecânica do DBX707. Para começar, tem uma nova transmissão automatizada de dupla embreagem e 9 marchas, banhada em óleo e que promete trocas muito rápidas. Tem uma versão melhorada e mais robusta do diferencial traseiro eletrônico, e uma marcha final com relação encurtada para 3:27, para melhorar a aceleração. O sistema de tração integral ainda lida com tudo automaticamente, enviando a força para as rodas dianteiras ou traseiras conforme a necessidade, mas a calibração do diferencial ajuda nas curvas.

O chassi recebeu reforços adicionais e a suspensão a ar ganhou amortecedores e molas revisadas para reduzir o rolamento da carroceria. Isto tudo trabalhando em conjunto com o Electronic Active Roll Control, um sistema que faz o carro segurar ainda mais a carroceria. A direção elétrica também foi reajustada, adicionando mais peso nos momentos certos e, quando é a hora de parar, os freios a disco de carbono-cerâmica de 419 mm na frente e 391 mm na traseira, todos com pinças de seis pistões. Ficam atrás das rodas de 22″ de série e é possível trocar por rodas de 23″.

Falando para a imprensa, Tobias Moers, o CEO da Aston Martin, diz que o DBX707 é o único SUV esportivo que pode fazer uma arrancada de verdade em alta rotação. Com o modo “Race Start” fazendo o utilitário acelerar até 4.000 rpm, vai de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos. Continue com o pé fundo no acelerador e alcançará os 311 km/h. É o suficiente para ser mais rápido do que todos os seus rivais, mas continua a ser bem luxuoso. Tem bancos esportivos com acabamento em preto cromado, mas é possível pagar mais por bancos normais com detalhes cromados ou em fibra de carbono. A parte de baixo do console é específica para esta versão, com controles para os modos de condução.

Do lado de fora, o poderoso SUV ainda tem uma frente mais agressiva com uma grade maior, novas entradas de ar, luzes diurnas em LED redesenhadas e uma difusor dianteiro mais malvado. A traseira também foi remodelada para dar espaço para as quatro saídas de escape, sem falar no difusor maior. É possível não ver o spoiler logo após o teto e tem um monte de detalhes em cromado preto por toda a carroceria. Por fim, para lembrar que ainda é um carro de luxo, a Aston Martin colocou portas com sistema de fechamento suave.

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?