Em tempos recentes, a fábrica principal da Volkswagen, em Wolfsburg na Alemanha, não tem sido totalmente utilizada. As linhas da importante unidade de produção param repetidamente e os funcionários são enviados para trabalhos de curta duração em outros locais. O principal motivo é a crise dos chips, que na Volks faz com que os modelos com margens altas sejam os primeiros a receber componentes e chips raros. E esses não são construídos em Wolfsburg. Mas esse panorama deve mudar com a chegada do VW Tiguan elétrico.
Em reunião de trabalho na última semana, da qual também participou o chanceler Olaf Scholz (SPD), a VW fez um anúncio que deve garantir empregos na localidade com mais força no médio prazo.
Novo VW Tiguan elétrico chegará ao mercado europeu em 2026
Um modelo elétrico adicional será construído em Wolfsburg a partir de 2026. O novo modelo deve ser aproximadamente do tamanho do atual Tiguan e baseado em uma versão revisada da atual plataforma modular para veículos elétrica da marca MEB (chamada eMEB plus). Um porta-voz da montadora confirmou a etapa e o momento ao jornal alemão ‘Handelsblatt’.
Atualmente, além do Tiguan, os modelos Golf, Touran e Seat Tarraco também são fabricados em Wolfsburg. O local também está sendo preparado para a produção excedente do VW ID.3 de Zwickau.
O Tiguan elétrico, que provavelmente será chamado de VW ID.Tiguan, é uma ponte no tempo até que o importante futuro modelo, preliminarmente chamado de VW Trinity, possa entrar em produção. Este carro também será construído em Wolfsburg.
A Volkswagen já havia anunciado no final do ano passado que apostaria mais fortemente nas conhecidas linhas de produtos do grupo. Segundo a empresa, muitos clientes desejam que modelos como o Golf, o GTI ou o Tiguan tenham futuro na era da eletricidade.
Na reunião de trabalho, o CEO Oliver Blume também anunciou que a VW estava planejando uma versão puramente elétrica do Golf. “O Golf é um ícone – toda uma geração recebeu seu nome”, disse Blume. “É por isso que também queremos trazer veículos como o Golf e o Tiguan para a era elétrica.” Blume não deu mais detalhes a respeito.
Recentemente, o Golf perder força como um best-seller na Europa. Isso porque a Volkswagen competiu com outros modelos com motor a combustão, mas também com o carro elétrico VW ID.3. Além disso, devido à falta de peças, menos modelos Golf foram produzidos recentemente do que em anos anteriores.
A VW está planejando também outra versão com motor a combustão do Tiguan para este ano. O modelo é um dos carros mais populares na Europa no portfólio de produtos da marca. Diferentemente do Golf, o VW Tiguan é um carro verdadeiramente global, popular em muitos mercados além do europeu e pode ajudar a consolidar a marca na era elétrica.