Após recorde de vendas, estoques do setor automotivo despencam

Com IPI reduzido, produção de veículos é recorde em agosto

06/09/2012 - 15:40min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
img22323

O recorde da indústria automotiva no último mês causou uma forte redução nos estoques do setor. As unidades nos pátios de montadoras e concessionárias eram suficientes para 19 dias de vendas em agosto. Em julho, o nível garantia 27 dias de negócios.

No último mês, o setor registrou recorde de vendas (média diária de 17,6 mil) e de produção (329,3 mil unidades).

Com IPI reduzido, produção de veículos é recorde em agosto.

O alto nível dos estoques foi um dos principais alvos da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Em maio, o setor contava 43 dias de vendas possíveis com as unidades paradas nos pátios, o maior patamar desde a crise de 2008.

Nas concessionárias, onde já há filas de espera para alguns modelos, as unidades disponíveis para pronta entrega eram suficientes para 13 dias de vendas em agosto.

Segundo o presidente da Anfavea(associação das montadoras), Cledorvino Belini, o baixo nível das reservas não preocupa porque o próximo mês tem menos dias úteis, o que abre maior espaço para recomposição dos estoques.

A previsão, segundo ele, é de que as vendas se mantenham na média diária dos últimos três meses, de 16,9 mil unidades por dia, até outubro, quando termina o prazo da redução do IPI para o setor.

EXPECTATIVA

Diante do resultado obtido até agosto, a Anfavea manteve a expectativa para este ano, de alta de 4% a 5% nas vendas e de 2% na produção. “Está mais para 5%”, brincou Belini otimista.

Questionado sobre o andamento das negociações sobre o regime automotivo, o presidente da Anfavea afirmou que ainda não há definições. “Está tudo caminhando bem, mas não tem nada definido”, afirmou.

Fonte: www1.folha.uol.com

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?