Muitas pessoas ao completar a água do radiador, veem no reservatório uma água com cor marrom parecida com cor de barro, e acreditam que isso é normal ou que a sujeira é proveniente do ambiente externo. Não se engane isso é ferrugem, causada pela oxidação do motor e de seus componentes, que é causada quando há somente utilização de água no sistema de arrefecimento, o que pode danificar diversas partes do motor, além de causar vazamentos de água e o possível travamento da bomba d’água, fazendo até seu carro ferver em algumas situações. Para evitar os problemas citados anteriormente devemos sempre utilizar sempre o aditivo para radiador.
O aditivo para radiador, é um produto que tem como principal função, alterar o ponto de ebulição da água, passando de 100º para 118º e de congelamento, evitando assim que a água congele dentro do radiador e permaneça em seu estado líquido. Os aditivos a base de monoetilenoglicol além de mudar o ponto de congelamento e ebulição da água, tem função antioxidante, evitando com que os componentes dentro do motor enferrujem.
Quando o carro está a muito tempo sem a utilização de aditivo, os componentes ficam muito enferrujados , e após a aplicação do aditivo são limpos, o que pode se tornar uma dor de cabeça, pois o aditivo remove a ferrugem do motor e seus componentes, causando folgas na bomba d’água, além de fazer com que os selos do motor se rompam com a pressão da água, deixando seu carro sem água.
Quando a água está muito enferrujada, a melhor coisa a fazer é, além da aplicação do aditivo a utilização de óleo solúvel, pois este serve para selar a ferrugem e deve ser utilizado antes do aditivo, por que os dois não podem se misturar.
Primeiramente o óleo deve ser misturado a água desmineralizada, para evitar que a ferrugem se propague, o que vai deixar a água com cor esbranquiçada, parecida com leite. Em seguida aplicamos o aditivo.
Devemos sempre verificar a qualidade do aditivo utilizado pois existem diversas falsificações no mercado, ou os famosos prometem e não cumprem.