Aditivo para radiador mitos e verdades!

Muitos o vem como vilão, outros não o acham necessário, porém evite dores de cabeça e gastos desnecessários com manutenção, utilizem sempre aditivo para radiador.

05/04/2017 - 13:01min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

img31162

Muitas pessoas ao completar a água do radiador, veem no reservatório uma água com cor marrom parecida com cor de barro, e acreditam que isso é normal ou que a sujeira é proveniente do ambiente externo. Não se engane isso é ferrugem, causada pela oxidação do motor e de seus componentes, que é causada quando há somente utilização de água no sistema de arrefecimento, o que pode danificar diversas partes do motor, além de causar vazamentos de água e o possível travamento da bomba d’água, fazendo até seu carro ferver em algumas situações. Para evitar os problemas citados anteriormente devemos sempre utilizar sempre o aditivo para radiador.

O aditivo para radiador, é um produto que tem como principal função, alterar o ponto de ebulição da água, passando de 100º para 118º e de congelamento, evitando assim que a água congele dentro do radiador e permaneça em seu estado líquido. Os aditivos a base de monoetilenoglicol além de mudar o ponto de congelamento e ebulição da água, tem função antioxidante, evitando com que os componentes dentro do motor enferrujem.

Quando o carro está a muito tempo sem a utilização de aditivo, os componentes ficam muito enferrujados , e após a aplicação do aditivo são limpos, o que pode se tornar uma dor de cabeça, pois o aditivo remove a ferrugem do motor e seus componentes, causando folgas na bomba d’água, além de fazer com que os selos do motor se rompam com a pressão da água, deixando seu carro sem água.

Quando a água está muito enferrujada, a melhor coisa a fazer é, além da aplicação do aditivo a utilização de óleo solúvel, pois este serve para selar a ferrugem e deve ser utilizado antes do aditivo, por que os dois não podem se misturar.

img31163

Primeiramente o óleo deve ser misturado a água desmineralizada, para evitar que a ferrugem se propague, o que vai deixar a água com cor esbranquiçada, parecida com leite. Em seguida aplicamos o aditivo.

Devemos sempre verificar a qualidade do aditivo utilizado pois existem diversas falsificações no mercado, ou os famosos prometem e não cumprem.

Lembre-se o custo da troca do aditivo para radiador, pode ser apenas 10% do custo que terá para consertar problemas causados pela falta de uso dele!

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?