Nissan Z 2023: Esportivo de 400 cv com bom preço existe

30/05/2022 - 08:21min

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Tudo sob controle, diferente do passado

Enquanto o motor mais do que compensa o peso extra do Nissan Z 2023, eu estava um pouco preocupado como isso seria na hora de fazer curvas. Para evitar problemas, os engenheiros revisaram a geometria da suspensão dianteira, com maior ângulo de giro para melhorar a estabilidade, e todas as rodas possuem amortecedores monotubos mais espessos que minimizam o pular das rodas em superfícies ruins. Rodas mais leves e pneus mais largos em todas as versões completam a transformação.

Enquanto o novo Z é um pouco pior nas transições rápidas de trajeto, o antigo é mais ágil ele faz curvas mais fechadas de forma neutra, e a pequena saída de traseira é fácil de ser corrigida.

Coloque um pouco de elevação nessa mistura e o Z 2023 aparece. Na estrada ondulada e reta em direção ao Lago Mead, o esportivo é igualmente agradável de dirigir. Embora aprecie estradas suaves e previsíveis, ele vai lidar bem com as ocasionais surpresas de frenagens e direção sem drama. Um conjunto comunicativo e a direção ajudam, fornecendo ao motorista muitas informações para manter a força G dentro dos limites do carro. E esse ganho de peso acima mencionado? Não mudou o comportamento do esportivo, ao menos fora da pista.

Surpreendentemente, nem a versão com o câmbio automático. Tem os modos de direção Normal e Sport, mas é tudo o que precisa. O primeiro equilibra suavidade e calma, tornando boa escolha para uso diário. Mas mude o modo e o Nissan Z reduz as marchas e faz mudanças rápidas, totalmente diferente. Eu nem me preocupei em fazer as trocas pelas aletas no volante pois o câmbio já faz um excelente trabalho em velocidade, frenagens e força G.

Mas ninguém compra um Z baseado em lógica. É aí que entra o câmbio manual de 6 marchas, oferecendo todos aqueles “envolvimentos com o motorista” que os entusiastas tanto adoram. O espaçamento entre as marchas é boa – próximas para uma troca rápida, mas longe os suficiente para que você não fique procurando a marcha – e, embora a alavanca pareça um pouco baixa, ela é, no entanto, precisa e livre de falhas. A embreagem, da mesma forma, é um pouco pesada, mas precisa. É fácil achar a posição para um bom punta-tacco, embora o Performance adicione isso de forma automática.

Diamante bruto

Baseado em uma plataforma com mais de 10 anos, o Nissan Z 2023 tem algumas falhas, todas relacionadas ao interior. O 370Z aparece no console central de plástico rígido nesse novo carro, embora a Nissan tenha esculpido um segundo porta-copos, este escondido sob uma tampa frágil.

Infelizmente, esta não é a pior parte do interior. A estrutura dos bancos é virada pra baixo como no 370Z, trazendo uma posição muito alta para quem vai usar um capacete e desprovida de suporte para as pernas para ser mais confortável em longas distâncias. O banco do passageiro não tem ajuste de altura. A espuma até foi reprojetada no Z, mas ainda é fina e deixa o ocupante cansado após algum tempo.

Esses pontos chamam a atenção pois o resto da cabine é agradável. Um novo conjunto de instrumentos digital de 12,3″ e uma tela multimídia de 8″ nas versões de entrada e 9″ na Performance deixarão os modernistas felizes. O software da Nissan é fácil de usar, com uma quantidade enorme de botões físicos acompanhando o layout de menus e funções na tela. E a tela está em um novo painel com design moderno, mas que ainda possui três instrumentos analógicos para lembrar os antigos Z.

Talvez surpreendente, a parte mais tecnológica do Nissan Z sobre seu rival Toyota Supra é a segurança. Todas as versões, incluindo a de entrada com o câmbio manual, tem piloto automático adaptativo, frenagem de emergência automática e assistente de permanência em faixas, todos jogando juntos para manter o Z no lugar mesmo em tráfego pesado. Todo o sistema pode ser desativado facilmente, útil quando se está em uma pista sinuosa e aproveitando o carro. O Supra possui o piloto automático adaptativo como opcional e o restante como itens de série.

Rivalidade Renovada

Falando no Toyota Supra, produzido pela BMW, a Nissan considera, com razão, o Supra 3.0 como o rival mais natural do Z. Ambos oferecem motores 6-cilindros turbo, com tração traseira e um desenho semelhante de carroceria. Mas suas personalidades são mundos diferentes. O Supra é inegavelmente mais polido, graças aos traços da BMW e ao ajuste de suspensão que parece dedicadamente germânica e sólida. Mas por isso, o Toyota é um pouco mais frio, com menos atitude que o Z. Tudo no Nissan, desde o ronco do escape até o rodar mais firme, faz com que ele seja mais envolvente ao dirigir.

Depois, há a diferença de preço. O Nissan Z de entrada custa US$ 39.990, que já tem rodas de 18″ e a tela de 8″, além dos 400 cv do V6. O Performance custa US$ 10.000 a mais, com sistema de som Bose, bancos em couro aquecidos e tela de 9″, além das atualizações como o diferencial traseiro mecânico de deslizamento limitado, freios maiores e rodas forjadas de 19″.

Toyota não deixará você ter um Supra abaixo dos US$ 44.565 e, mesmo assim, com 4-cilindros e 255 cv. Se quiser o motor maior de 382 cv, esteja preparado para gastar US$ 52.920, além de pagar pelo piloto automático adaptativo e alerta de ponto-cego, US$ 3.155 a mais. Pesar um Supra de US$ 56.070 contra um Z de US$ 51.015 é um desafio – esse dinheiro extra ao menos traz um interior mais agradável e maior conforto, se for prioridade.

Mais uma vez, a Nissan não exige que você gaste tanto para ter o 6-cilindros biturbo, o que me inclinaria a ter um Z básico ante o Performance ou qualquer Supra. Claro, o Nissan Z 2023 não é tão refinado como seu rival da Toyota, mas se eu tivesse US$ 41 mil sobrando, o fascínio dos 400 cv seria difícil de ignorar.

É claro que adoraria ser provado que estou errado, levando os dois para um passeio. Tudo o que nos resta fazer é alinhas a dupla japonesa (e mais alguns esportivos de preço semelhante) para decidir qual o melhor.

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