Boxster: relembre os 20 anos do roadster da Porsche

29/08/2016 - 13:40min

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Há 20 anos, em agosto de 1996, era apresentado o primeiro Porsche de rua com motor central-traseiro desde o fim do 914 em 1976: o Boxster, nome que mescla boxer (do motor com cilindros contrapostos) e roadster (conversível esportivo de dois lugares). Esse irmão menor do 911 já está na terceira geração e deu origem ao cupê Cayman, hoje na segunda. Confira um breve histórico desse esportivo.

Primeira geração (986)

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• 1996: o Boxster (acima) chega com motor de seis cilindros opostos, 2,5 litros e potência de 204 cv para acelerar de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos com caixa manual. Pela primeira vez um Porsche tem arrefecimento a líquido em motor não montado na frente. O estilo deriva do carro-conceito de mesmo nome revelado em 1993. Seu desenho frontal inspiraria o do novo 911 de 1997.

• 1997: a Valmet finlandesa passa a produzir o roadster em complemento à fábrica de Stuttgart.

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• 2000: aparece a versão S (acima) com motor de 3,2 litros e 253 cv (0 a 100 em 5,9 s), enquanto o Boxster básico passa a 2,7 litros e 220 cv.

• 2003: adoção de vigia traseiro em vidro (antes, plástico), novos para-choques, lanternas traseiras com seção incolor e mais potência (228 e 260 cv). O S manual agora faz de 0 a 100 em 5,7 s (abaixo à esquerda)

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• 2004: a série limitada 550 Spyder 50th Anniversary (acima à direita) comemora os 50 anos do 550 Spyder, roadster que inspirou o Boxster, em cor prata com rodas de 18 pol e bancos de couro.

Segunda geração (987)

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• 2004: lançamento no Salão de Paris. O Boxster (acima) muda pouco em estilo, mas ganha interior atualizado e está mais potente com 240 cv na versão 2,7 e 280 cv no S de 3,2 litros (0 a 100 em 5,5 s).

• 2005: o roadster dá origem ao cupê Cayman, que começa pela versão S com motor de 3,4 litros e 295 cv (o básico vem depois com o 2,7 de 245 cv).

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• 2007: o motor do S cresce para 3,4 litros e 295 cv para 0-100 em 5,4 s; o do básico passa a 245 cv com os mesmos 2,7 litros, graças ao comando de válvulas Variocam Plus. A edição RS60 Spyder (acima) vem em prata com rodas de 19 pol, bancos de couro vermelho ou cinza e motor de 303 cv.

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• 2009: os motores adotam injeção direta, com a qual alcançam 255 cv (versão básica, agora com 2,9 litros) e 310 cv (S 3,4, que faz o 0-100 em 5,3 s). A caixa automática dá lugar à automatizada PDK de dupla embreagem e sete marchas para aceleração ainda melhor (5 s na versão S). Faróis, lanternas e interface do sistema de áudio são renovados. A série Boxster S Porsche Design 2 vem em branco com rodas 19 e faixas laterais.

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• 2010: surge o Boxster Spyder, com peso reduzido em 80 kg ao descartar sistema de áudio, ar-condicionado e controle elétrico na capota e ganhar portas de alumínio e rodas de 19 pol mais leves. Tem ainda motor de 3,4 litros com 324 cv, caixa manual ou PDK, bancos com fibra de carbono, domos atrás dos encostos dos bancos e suspensão mais firme.

Terceira geração (981)

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• 2012: estreia em março no Salão de Genebra com linhas evoluídas do tema dos anteriores, maior distância entre eixos e novo chassi com bitolas mais largas e peso reduzido. O básico tem motor de 2,7 litros e 265 cv, e o S, de 3,4 litros e 315 cv (para 0-100 em 4,8 s), ambos com caixa manual ou PDK. Vetorização de torque é novidade. O Cayman acompanha a reformulação.

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• 2014: ganha a versão GTS (acima) com mais 15 cv no motor 3,4 (330 cv) para 0-100 em 4,7 s. Vem com rodas de 20 pol e ajuste entre modos esportivo e de conforto.

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• 2015: o Boxster Spyder ressurge em abril com capota manual, frente e traseira similares às do Cayman GT4 e seu motor de 3,8 litros e 370 cv para um peso reduzido a 1.315 kg. As rodas são de 20 pol e não há opção de PDK. Cumpre o 0-100 em 4,3 s.

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• 2016: a série 718 representa a adoção de motor turbo de quatro cilindros opostos no lugar do aspirado de seis. O Boxster recebe um 2,0-litros de 295 cv, e o S, um 2,5-litros de 350 cv para 0-100 em 4 s. O Cayman segue a alteração pouco depois.

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