Volks lança novo Fox e Saveiro cabine dupla 

VW Fox 2015 muda visual e mecânica e ganha novos equipamentos, enquanto a Saveiro recebe três versões com cabine dupla

20/08/2014 - 19:02min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
img26136

A Volkswagen lança numa tacada só a linha 2015 do Fox, que sofreu um facelift e ganhou motor mais potente, novo câmbio manual de seis marchas e novos equipamentos, e três novas versões da picape Saveiro com cabine dupla.

Segundo modelo mais vendido da marca alemã no Brasil com mais de 55.000 unidades comercializadas no primeiro semestre deste ano, o Fox foi reestilizado, ganhando características que o deixam mais próximo do irmão maior Golf. Ele está à venda em quatro versões de acabamento: Trendline, BlueMotion, Comfortline e Highline. O modelo chega às lojas da marca ainda neste mês.

Por fora, ele recebeu nova grade, faróis maiores com luzes retangulares no lugar das circulares do modelo anterior e para-choque dianteiro com barras horizontais. As versões Comfortline e Highline trazem ainda uma linha cromada na grade que segue pelos faróis, como visto no Golf GTI. Na Bluemotion, essa linha é azul. Já a traseira recebeu lanternas horizontais que invadem a tampa do porta-malas – antes elas eram verticais – e logotipo basculante que funciona como maçaneta. O interior conta com mudanças mais sutis, como o painel em dois tons e novos revestimentos dos bancos. Suas dimensões não mudam, embora o porta-malas tenha agora dez litros a mais, com capacidade para 270 litros.

img26138

Já a Saveiro ganha três versões com cabine dupla: Comfortline, Highline e Cross. Seguem à venda as opções Startline e Trendline com cabine simples e Trendline e Cross com cabine estendida, que já eram modelo 2015 desde abril. Ao todo, são sete versões agora. As novidades estarão nas concessionárias em setembro.

A picape ficou 23 mm mais alta para oferecer mais espaço para a cabeça dos ocupantes do banco traseiro, que leva três pessoas – a rival Fiat Strada tem espaço para apenas duas pessoas atrás, mas conta com uma terceira porta à direita que facilita o acesso. Em relação ao modelo com cabine estendida, que tem capacidade para 734 litros, a caçamba da Saveiro cabine dupla é bem menor, com 580 litros. Para comparar, na Strada são 680 litros. A capacidade de carga varia de 607 kg a 667 kg, dependendo da versão.

Fox tem opções para todos os gostos

A configuração de entrada Trendline pode ser equipada com motor 1.0 flex de quatro cilindros que rende 76 cv de potência e 10,6 kgfm de torque com etanol ou 1.6 8V flex de 104 cv e 15,6 kgfm, respectivamente. O câmbio é manual de cinco marchas em ambos os casos. Ela vem de série com direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricas e rodas de aço aro 15 entre os itens mais relevantes.

Já a BlueMotion segue com o motor 1.0 flex de três cilindros e 12 válvulas, que desenvolve 82 cv de potência e 10,4 kgfm de torque com etanol. A transmissão também é manual de cinco velocidades. Ela vem com rodas aro 14, pneus de baixo atrito e indicador de consumo instantâneo, além de acabamento interno exclusivo.

A Comfortline também pode vir com o motor 1.0 ou o 1.6 da versão de entrada, mas além do câmbio manual, pode ser equipada com o automatizado I-Motion. Ela acrescenta computador de bordo, rádio e retrovisores elétricos. Por fim, a topo de linha Highline traz um 1.6 16V recalibrado – que já equipa a Saveiro Cross e o Gol Rallye – com 120 cv de potência e 16,8 kgfm de torque com etanol. A transmissão pode ser manual de seis marchas – uma novidade nesse segmento – ou I-Motion de cinco velocidades. Essa configuração traz de série, além dos itens já citados, ar-condicionado, rodas de liga leve aro 15, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, volante de couro com comandos de áudio, controle de tração e pedaleiras esportivas. Entre os opcionais estão controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, controlador de velocidade, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, bancos de couro, teto solar, GPS e rodas de liga leve aro 16. O Fox está disponível em 11 cores, sendo novidade um tom de azul, e tem três anos de garantia.

Mecânica da Saveiro não muda, mas há versão nova

A motorização da Saveiro não muda. As versões Trendline e Highline possuem motor 1.6 8V flex de 104 cv de potência e 15,6 kgfm de torque com etanol. Já a topo de linha Cross traz o 1.6 16V melhorado, que rende 120 cv e 16,8 kgfm, respectivamente. O câmbio é manual de cinco marchas em todas.

A Trendline já vem de série com direção hidráulica, freios a disco nas quatro rodas, rodas de aço aro 14, banco do motorista com ajuste de altura e vidros e travas elétricas. A Highline, que passa a fazer parte do catálogo agora, acrescenta rádio, volante com comandos de áudio, faróis de neblina, ar-condicionado, alarme, retrovisores elétricos, computador de bordo e rodas aro 15.

Por fim, a Cross inclui a mais volante de couro com regulagem de profundidade, sensor de estacionamento traseiro, rodas de liga leve aro 15, capota marítima, ganchos deslizantes na caçamba, rack de teto com desenho exclusivo, assistente de partida em rampa, controle de estabilidade e ABS off-road (melhora a eficiência em estradas de terra entre 20% e 30%). São opcionais bancos de couro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e controlador de velocidade. A Saveiro possui nove cores, sendo novas o laranja e o vermelho.

Feita para o trabalho

Foi avaliado a versão intermediária Highline da Saveiro cabine dupla, que provou ser feita para levar bagagem. O motor de oito válvulas não deixa a desejar para o 16V da topo de linha Cross, com respostas rápidas. O câmbio tem engates suaves que ajudam a dar agilidade à condução. Com relação ao consumo, em percurso misto na cidade e na estrada, a picape registrou média de 9 km/l com etanol. Com o motor de 120 cv, a Cross fica ainda mais interessante, mas cobra caro pelo pacote. Em geral, a dirigibilidade é boa e a posição de dirigir, confortável. Sem carga na caçamba, a suspensão macia faz o carro pular ao passar por ondulações no piso, mas nada que comprometa o conforto a bordo.

O mesmo não pode ser dito do espaço no banco traseiro. Três adultos viajam apertados e o espaço para as pernas é pequeno. O acesso também não é dos melhores. A picape não conta com o sistema “easy entry”, que além de dobrar o encosto leva o banco para a frente – dispositivo presente no up!, por exemplo. Segundo a VW, ele não é necessário. A verdade é que isso facilitaria bastante a vida dos passageiros que viajam atrás. Já o espaço para a cabeça é muito bom, mas algumas pessoas podem ficar incomodadas com a posição elevada do assento. A cabine dupla é uma opção interessante para quem precisa levar mais pessoas ou malas, que vão fechadas na cabine e não ficam sujas, como se fossem transportadas na caçamba. Infelizmente, não foi possível avaliar o novo Fox.

Vai vender? – O Fox não mudava desde 2009, quando sofreu sua última reestilização, o que exigia uma mudança urgente para fazer frente a Chevrolet Onix, Fiat Palio, Hyundai HB20 e Renault Sandero. O visual moderno e a direção elétrica são grandes atrativos, mas os destaques da linha 2015 ficam restritos à versão topo de linha, que são o motor mais potente e o câmbio manual de seis marchas. O Fox mudou, mas não tanto, ficando longe do slogan adotado pela marca de “o mais surpreendente dos compactos”.

Com relação à Saveiro, ela ganhou cabine dupla para brigar com a Fiat Strada – que inaugurou essa polêmica opção de carroceria entre as picapes compactas, mas acabou mostrando que existe público para isso. Esse mercado é liderado pelos modelos com cabine simples, que representam 53% das vendas. Mas a cabine dupla fica logo atrás com 28%, sendo apenas 19% de cabine estendida. “É nesses 28% que vamos entrar, sendo que a Saveiro liderou as vendas entre os modelos com cabine estendida nos últimos três meses, com a Cross representando 1/3 das vendas da picape. Não tenho dúvidas de que vamos comer um bom pedaço das vendas dos rivais com a chegada agora da cabine dupla”, afirma Carlos Leite, gerente de produto e marketing de veículos comerciais leves da Volkswagen. A picape teve mais de 40.000 unidades vendidas no primeiro semestre deste ano e a Volkswagen espera que esse número suba tanto que irá aumentar a capacidade de produção do modelo em 50%.

Veja a lista de preços do Fox 2015

Trendline 1.0 8V manual de 5 marchas – R$ 35.900
Trendline 1.6 8V manual de 5 marchas – R$ 39.800
BlueMotion 1.0 12V manual de 5 marchas – R$ 37.690
Comfortline 1.0 8V manual de 5 marchas – R$ 38.190
Comfortline 1.6 8V manual de 5 marchas – R$ 41.490
Comfortline 1.6 8V I-Motion – R$ 44.590
Highline 1.6 16V manual de 6 marchas – R$ 48.490
Highline 1.6 16V I-Motion – R$ 51.790

Veja a lista de preços de todas as versões da Saveiro:

Startline Cabine Simples 1.6 8V – R$ 35.840
Trendline Cabine Simples 1.6 8V – R$ 38.530
Trendline Cabine Estendida 1.6 8V – R$ 42.240
Cross Cabine Estendida 1.6 16V – R$ 54.990
Comfortline Cabine Dupla 1.6 8V – R$ 47.490
Highline Cabine Dupla 1.6 8V – R$ 52.720
Cross Cabine Dupla 1.6 16V – R$ 59.990

Fonte:www.msn.icarros.com.br

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?