Sistema SCR adiciona ureia aos gases expelidos para reduzir emissão de poluentes dos caminhões 

Tecnologia Ambiental SCR, você já conhece? Chegará no Brasil em 2012 através da Volvo.

09/09/2011 - 11:29min

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin

A Volvo Caminhões há anos aplica na Europa um sistema de redução das emissões de poluentes através do tratamento dos gases após a combustão. Chamado de SCR, o sistema injeta o aditivo AdBlue, à base de ureia, diretamente no duto do escapamento. A mistura passa por um catalisador, onde a ureia – que se transforma em amônia com as altas temperaturas – reage novamente em conjunto com os óxidos de nitrogênio, que são a parte mais nociva dos gases poluentes. Dessa reação resultam inofensivos nitrogênio e vapor de água, que saem do escapamento junto com um reduzido nível de óxidos de nitrogênio, dentro dos padrões Euro 5.

img12656
youtube_woo5GRRSf_Q

O sistema, presente na Europa até em alguns automóveis movidos a diesel, chega ao Brasil pelos caminhões da marca sueca. O aditivo à base de ureia – batizado de ARLA 32 no Brasil – é armazenado em um tanque que fica entre o tanque de diesel e o catalisador e precisa ser reposto como um combustível. Segundo a Volvo, o consumo do ARLA 32 é cerca de 5% do consumo de diesel. Os caminhões equipados com o SCR também trazem o sistema OBD de diagnóstico de bordo, que monitora as emissões do veículo e avisa o motorista sobre eventuais anomalias no sistema, assim como a necessidade de reposição do aditivo.

A Volvo introduz o SCR nos caminhões brasileiros para atender às novas normas de emissões de poluentes Proconve P7, que se equiparam às do Euro 5 e valerão para todos os caminhões produzidos no Brasil a partir de janeiro de 2012. A série F será a primeira a receber o novo sistema. Os FH, FM e FMX da linha 2012 prometem mais eficiência e economia de combustível, além da redução da poluição com o uso do sistema SCR. Os modelos Euro 5 deverão ser abastecidos com o novo diesel S50, com reduzido teor de enxofre em relação ao atual S500.

A Petrobras garante que o novo combustível estará disponível até janeiro.

Fonte: http://motordream.uol.com.br

Tags:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário

Abrir chat
1
Chame no WhatsApp!
Olá 👋
Como podemos ajudar?