Matéria da revista Quatro Rodas duplicada em 21 de março de 2017
Tom de azul e faixas remetem ao 113 dos anos 1990
A Scania completará em julho 60 anos de operações no Brasil. As comemorações incluem uma série especial pensada não para relembrar o Scania L 75, primeiro da marca fabricado no Brasil, mas sim o Scania 113, um dos caminhões mais famosos das estradas brasileiras.
Batizada de “Edição Especial 60 anos” a série está disponível para os modelos R 440 (6×2, 6×4 e 8×2) e R 480 (6×4) nas versões Highline Streamline. A cor escolhida é a emblemática azul celeste do 113, ornamentada pelas clássicas faixas laterais nas cores rosa, lilás e roxa.
Os carros desta série estão disponíveis em dois pacotes de equipamentos: o Clássico, com faróis de xenônio e geladeira, e o Clássico Estilo, que soma rodas de alumínio polido, volante e assentos de couro e painel color plus.
Valorizado até hoje
Também conhecido como Série 3, o Scania 113 chegou ao Brasil em meados de 1991 e permaneceu em produção até 1998, quando foi substituído pelo Série 4. Mesmo assim, é considerado “o melhor Scania de todos os tempos” por entusiastas de caminhões.
Scania 113H
As cores e faixas da carroceria ajudaram o 113 a se diferenciar do 112H, que era muito parecido com ele. Mas foram a cabine alta Topline e o painel envolvente, adotados em 1994, que fizeram o Scania 113 ser tão desejado entre os caminhoneiros. O vídeo abaixo mostra tudo isso em detalhes.
Bem, não foi só isso. O que se conta é que estes caminhões passavam até 5 anos sem ter problemas mecânicos, fazendo apenas manutenção preventiva. Muitos são os relatos de mais de 1 milhão de km rodados sem nenhum problema. Não à toa, o 113 ganhou fama de caminhão durável e com baixo custo de manutenção, uma garantia de produtividade para seus proprietários.
Scania 113M
Os motores usado pelo 113 eram o seis cilindros de 11 litros em versões de 310, 320 e 363 cv, este último com 162 mkgf de torque, além de um V8 com 14 litros, 450 cv e 195 mkgf de torque.