1 – Entupimento da tubulação, causado pelo acúmulo de ferrugem trazida do bloco do motor ou pela utilização de água com impurezas.
2 – Entupimento das aletas, causado pelo acúmulo de partículas sólidas, tais como: insetos, poeira, folhas, serragem, etc.
3 – Mau funcionamento da válvula de pressão, ocasionando perda indevida do fluido e consequentemente, aumento de temperatura.
O sistema de arrefecimento cumpre a importante função de garantir o funcionamento do motor dentro dos níveis ideais de temperatura, levando em consideração as características, o tipo e a intensidade de trabalho de cada veículo.
Portanto, cuidados são necessários para manter o bom funcionamento do seu radiador. Aconselha-se que o sistema de arrefecimento de um veículo passe por uma revisão completa sempre que possível. Nessas ocasiões o radiador deve ser limpo por dentro e por fora e avaliado com relação a sua capacidade de funcionamento. Caso o seu desempenho já esteja comprometido, a única solução plausível é a troca por um novo, já que o recondicionamento, com qualidade, dessas peças, é praticamente impossível.
Além disso, o líquido de arrefecimento deve ser integralmente substituído por outro de qualidade compatível. Nesse aspecto, é bom estar bem atento para a idoneidade do fabricante do líquido a ser empregado, pois há no mercado muitos produtos que sequer atendem as mínimas exigências para esse tipo de aplicação. Os técnicos do setor aconselham que utilize o líquido de arrefecimento recomendado pelo fabricante do motor.