INSTAGRAM: @apsdistibuidoradeautopecas
A Case foi pioneira nesse campo, sendo a primeira construtora do primeiro trator feito no mundo para uso agrícola; conheça o Trator 150 Case
Os agricultores modernos, afastando-se da abordagem tradicional centrada na força animal e na intensiva mão de obra, optaram por modernizar suas operações rurais em busca de maior eficiência, dimensionamento e uso de máquinas típicas de fábricas urbanas. Essa evolução culminou nos modelos de tratores modernos e gigantes presentes nos dias de hoje. Tudo isso foi possível graças a visionários corajosos que anteciparam a necessidade de máquinas para facilitar o trabalho agrícola e aumentar sua produtividade, desde o primeiro trator construído no mundo.
Nos anos de 1850, surgiram os primeiros tratores no mundo, ainda operando com motores movidos a vapor, que podiam pesar até 40 toneladas. A Case foi pioneira nesse campo, sendo a primeira construtora de motores a vapor para uso agrícola e dominando esse setor.
Um marco notável foi o Trator 150 Case, o maior trator de tração a vapor já fabricado, originalmente construído no final do século XIX e recriado do zero em 2018. Com impressionantes 158 toneladas de peso, este trator podia alcançar até 150 cavalos de potência. Na época, em 1904, seu preço era de cerca de 4 mil dólares.
Um vídeo histórico mostra o 150 Case realizando sua primeira tarefa, puxando um arado John Deere de 36.
CASE 150 com motor a vapor com arado John Deere 36 – Dakota do Sul – EUA
A evolução para motores movidos a gasolina ou querosene começou a ganhar espaço na agricultura em 1892, quando foram fabricados os primeiros tratores a combustão interna. Os motores a gasolina foram adaptados para lidar com tarefas mais pesadas, mas o termo “trator” só surgiu oficialmente em 1906. Um fabricante pioneiro desses veículos já estava utilizando motores de combustão interna e anunciou em um folheto seu novo modelo de “trator Machine”.
EVOLUÇÃO
A primeira versão de tratores com motor a gasolina foi desenvolvida por John Floyd e sua empresa, a Engem, que se tornou a primeira a fabricar e vender tratores agrícolas movidos a gasolina. No entanto, o trator inicialmente não obteve sucesso comercial, com apenas dois dos quatro primeiros tratores fabricados pela empresa sendo adquiridos e posteriormente devolvidos por clientes insatisfeitos.
Na virada do século XX, a John Deere, com cerca de 70 anos de existência, já era uma presença estabelecida na fabricação de equipamentos agrícolas. Entretanto, uma nova tecnologia estava despontando, e no verão de 1911 as discussões sobre os impactos potenciais da fazenda mecanizada e o papel do trator começaram a ganhar destaque.
Em 14 de março de 1918, a John Deere adquiriu a Waterloo Gasoline Engine Company nos Estados Unidos, marcando o início de sua entrada no mercado de tratores. Foi nesse período que o então ferreiro John Deere desenvolveu o famoso “Lanz Bulldog”, também conhecido como o “Garoto de Waterloo”, com o investimento da empresa nesse modelo. Assim, a era dos tratores teve seu pontapé inicial, inaugurando uma saga tecnológica para mecanizar as atividades agrícolas
Desde sua fabricação pela John Deere e sua evolução até 1923 com o desenvolvimento de um novo modelo experimental, os tratores se tornaram essenciais em todas as fases do ciclo produtivo. Graças ao esforço de engenheiros, designers, agricultores e outros envolvidos, chegamos aos padrões que temos hoje.
NO BRASIL
O primeiro trator brasileiro surgiu em um contexto em que até a década de 60 todos os tratores eram importados, evidenciando a necessidade de fabricação nacional alinhada às demandas locais.
Em 9 de dezembro de 1960, em uma cerimônia especial com diversas autoridades, a Ford Motors do Brasil lançou o Ford 8 BR, o primeiro trator nacional. No primeiro ano, foram produzidas 37 unidades, e o sucesso foi tamanho que a produção nacional de tratores alcançou 2.462 unidades no ano seguinte, chegando a 11.920 em 1962. Outras marcas, como Massey Ferguson e Valmet, também contribuíram para essa história, lançando modelos emblemáticos que ainda hoje fazem parte dos campos brasileiros.
O MF50, popularmente conhecido como “cinquentinha”, fabricado pela Massey Ferguson desde 1961 em Taboão da Serra, São Paulo, foi o primeiro trator da marca produzido no Brasil. Com 36 cavalos de potência, recebeu o nome de MF50 em homenagem ao slogan do governo de Juscelino Kubitschek, “50 anos de progresso em cinco”. Graças a esses pioneiros, hoje temos máquinas com alta tecnologia e qualidade, com diversos modelos para atender às diversas necessidades dos produtores, incluindo recursos como agricultura de precisão para uma tomada de decisão mais eficaz e aumento da produtividade.
Concluíndo, hoje, com uma variedade de modelos e tecnologias avançadas, os tratores não só facilitam o trabalho no campo, mas também impulsionam a produtividade e a sustentabilidade no setor agrícola. São ferramentas essenciais para enfrentar os desafios do presente e construir um futuro mais próspero para a agricultura brasileira.