Civic terá as versões híbrida e esportiva Type R. CR-V será eletrificado e ZR-V ficará entre ele o HR-V
Após diversas especulações e confirmações parciais, a Honda finalmente confirmou quais serão os seus 4 principais lançamentos para o ano que vem e quando chegam. Em 2023, devem desembarcar por aqui o Civic híbrido e sua versão esportiva Type R, o inédito ZR-V e o novo CR-V, que trará motorização eletrificada.
Já a missão do Type R será pegar o nicho de mercado para carros esportivos e rivalizar com o Toyota GR Corolla, também confirmado para o Brasil. O ZR-V terá a missão de ocupar o espaço acima do HR-V, enquanto o CR-V híbrido pegará a faixa dos SUVs maiores.
Abrindo a temporada de lançamentos da Honda em 2023 já em janeiro, o mercado brasileiro voltará a ter o Honda Civic. Com a nova geração, o modelo deixou de ser produzido no Brasil e passará a ser somente importado. No primeiro mês do ano desembarca a versão híbrida do sedã, que será trazida da Tailândia. O carro deveria ter estreado por aqui ainda no último trimestre de 2022, mas atrasou por conta da falta de componentes na Ásia e também pela burocracia de homologação por aqui.
No Brasil, o Honda Civic híbrido usará um conjunto de motor 2.0 aspirado com uma transmissão com dois motores elétricos, chamado de e:HEV, que trabalham de diversas formas. No entanto, nunca em conjunto para tracionar o carro. Na Tailândia, são 141 cv no motor 2.0 e 184 cv no conjunto elétrico, que pode ser recarregado pelo motor a combustão ou nas desacelerações. Já testamos o Accord com este conjunto no Brasil, chegando a mais de 18 km/litro na cidade, número que deve ser batido pelo Civic, mais leve e com uma atualização de tecnologia.
Ele ainda trará o Honda Sensing, conjunto de sistemas de auxílio à condução, e o MyHonda Connect, plataforma de conectividade da marca que estreou com a nova geração do HR-V nacional.
Novo Honda Civic Type R
A versão mais apimentada da nova geração do Honda Civic, a Type R, teve os detalhes revelados há pouco mais de um mês. O modelo já tinha sido confirmado para cá, onde manterá a briga com o eterno rival Toyota Corolla em sua versão GR. A Honda do Brasil não confirmou nenhuma informação além de que o carro será importado do Japão e que a estreia será no primeiro semestre de 2023.
No entanto, vir do Japão é uma excelente notícia, pois pode significar que o nosso Civic Type R receberá a configuração mais potente de motor 2.0 turbo com 330 cv de potência e 42,8 kgfm de torque. Nos EUA, os números são menores, por exemplo. Mantendo a tradição de esportivos de verdade, o carro será oferecido com câmbio manual de 6 marchas.
Honda ZR-V
Nascido como uma opção maior ao antigo HR-V no mercado norte-americano, o Honda ZR-V também já estava confirmado para o Brasil e deve chegar por aqui no segundo semestre de 2023, importado do México. Por aqui, a ideia será ocupar o espaço acima do HR-V dentro do segmento de SUVs.
A Honda não confirmou qual mecânica o ZR-V utilizará por aqui, mas sabemos que o SUV inédito utiliza a mesma plataforma do novo Civic. Nos EUA, o carro traz de série um motor 2.0 aspirado de quatro cilindros, transmissão automática CVT, e suspensão traseira multi-link. Ele entrega 160 cv de potência e 19 kgfm de torque, menos que o HR-V Turbo nacional.
Novo Honda CR-V híbrido
Apresentado em meados de 2022, o novo Honda CR-V chegará híbrido ao mercado brasileiro. Nos EUA, o modelo faz parte da estratégia de eletrificação da marca e promete consumo de até 17 km/l. A nova geração do SUV também deve estar por aqui no segundo semestre de 2023 e fechar o ciclo de lançamentos de modelos eletrificados. No entanto, não informou de onde o carro será importado.
Por aqui, o novo Honda CR-V Hybrid deverá desembarcar apenas na versão Touring, mais completa. Sendo assim, poderá ser equipada com o motor 2.0 a gasolina com dois propulsores elétricos, produzindo conjuntamente 207 cv de potência e 34,1 kgfm de torque. Segundo a Honda, trata-se da quarta geração deste sistema, que recebeu injeção direta de combustível e posicionou os dois motores elétricos lado a lado.