Picape média deve ser apresentada ainda em fevereiro, concorrendo com Toyota Hilux e Ford Ranger
Com um pouco de atraso, a Fiat Titano está cada vez mais próximo do lançamento. A novidade, que originalmente era para ser apresentada como Peugeot Landtrek, deve estrear ainda em fevereiro, conforme o Motor1.com Brasil apurou. No entanto, faltava algum tipo de confirmação oficial. E foi exatamente o que aconteceu.
Alexandre Aquino, vice-presidente para as marcas Fiat e Abarth no Brasil, publicou em suas redes sociais um novo Fiat estrelando a Titano. Dessa vez, contando a reação dos funcionários da marca ao ver a picape média pela primeira vez. A parte importante é que o executivo confirmou que ela será o próximo lançamento da Fiat para mercado nacional.
O que mais sabemos da Fiat Titano?
A Fiat Titano nasceu a partir da Peugeot Landtrek, que por sua vez foi um projeto da marca francesa com a chinesa Changan. Após a fusão Fiat-Chrysler e a criação do Grupo Stellantis, veio a decisão de transformar a picape em um modelo da Fiat, para finalmente entrar no segmento aqui, tornando-se a segunda caminhonete média da empresa, sendo a primeira do tipo na história da marca por aqui.
Conhecemos todo o design da Titano em dezembro, quando a Stellantis divulgou fotos no Brasil ao mesmo tempo em que a picape começou a ser oferecida na Argélia. A Titano é idêntica à Landtrek. Só tiraram o emblema do leão para colocar o da Fiat na frente, mantendo todos os outros elementos de design, até mesmo a linha em LED na vertical abaixo do conjunto principal, parte do estilo de “presa de leão” que a Peugeot usa atualmente.
Esta mesma história se repete na cabine, com muitos elementos em comum com a linha da Peugeot, como o formato do volante, de base achatada e um centro mais largo; ou os botões no painel em forma de teclas de piano. Esta semelhança toda pode ser um dos motivos pelos quais a Peugeot não vai mais vender a Landtrek por aqui, pois seria difícil justificar ter duas picapes praticamente iguais nas lojas.
Um dos poucos mistérios restantes sobre a picape é sua motorização. A Titano vendida na África usa o mesmo motor que a Landtrek, com um 1.9 turbodiesel de 150 cv e 35,7 kgfm de torque. No caso do Brasil, tudo até agora aponta para o 2.2 turbodiesel de 200 cv e 45,9 kgfm compartilhado com as vans da Stellantis, como Ducato, Citroën Jumper e Peugeot Boxer. Isto faria sentido pois a caminhonete será montada no Uruguai junto com os furgões.
Outra diferença estará na oferta. A Fiat deve apostar somente em versões de cabine dupla por aqui, já que conta com a Toro como uma opção mais acessível, ao invés de ter uma cabine simples básica. É uma questão racional, pois o complexo no Uruguai não tem uma capacidade de produção muito grande e ainda faz outros veículos.
Caso siga com os equipamentos oferecidos na África, terá ar-condicionado de duas zonas, vidros e travas elétricas, retrovisores com ajuste elétrico, sensor de monitoramento de pressão dos pneus, central multimídia de 10 polegadas, faróis e lanternas em LED, airbags laterais, entre outros. Há quem argumente que a Fiat Titano apostará em uma faixa de preços abaixo das rivais, para compensar o fato de ser a novata. Considerando que a Toro alcança os R$ 212.990 nas versões Ultra e Ranch, a nova caminhonete poderia custar algo em torno de R$ 200 mil.