Está cada vez mais difícil comprar um carro por menos de R$ 80 mil. Veja quais são as opções mais acessíveis
A escalada de preços e do custo de vida do brasileiro têm nos afastado cada vez mais de ter um carro 0 km. Em 2020, o carro mais barato do Brasil era um Renault Kwid, por R$ 34.990. Dois anos depois, não existe nenhum modelo por menos de R$ 60 mil. E a tendência é a de que os preços continuem a subir, pois a falta de componentes ainda provoca desabastecimento nas concessionárias, com alguns modelos tendo fila de espera de meses.
Ainda assim, comprar um carro novo ainda é a opção para algumas pessoas, que preferem ter um dos últimos lançamentos e por contarem com algumas condições como garantia, plano de revisões nas concessionárias e incentivos de trocas por modelos mais caros após o fim do financiamento. Sendo assim, vamos listar os 10 carros mais baratos do Brasil, conforme as tabelas divulgadas nos sites das fabricantes em junho/julho de 2022, com o preço para todo o país (exceto em São Paulo, onde o ICMS é maior).
Para montar a lista, consideramos apenas a versão básica de cada modelo (se não, metade da lista traria configurações do Mobi e Kwid) para haver uma variedade maior de carros e uma faixa maior de preços. Os valores vieram do configurador oficial, mas temos que lembrar que o preço pode ser diferente na concessionária, com a cobrança de ágio, visto que as fabricantes sempre destacam que são “preços sugeridos” e que as lojas têm uma certa autonomia para cobrar mais.
1º – Fiat Mobi
- Versão: Fiat Mobi Like 1.0
- Preço: R$ 63.390
- Motor: 1.0 Fire 8V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 74 cv e 9,7 kgfm
Há uma disputa quase que mensal pelo 1º lugar entre os 10 carros mais baratos do Brasil, sempre entre Fiat Mobi e Renault Kwid. Neste momento, o modelo ítalo-brasileiro está na frente, por R$ 63.390. E, como é de se esperar, é bem básico, com direção hidráulica, ar-condicionado, rodas de aço com calotas, pré-disposição para rádio e vidros elétricos dianteiros. O motor é o 1.0 Fire 8V de 74 cv e 9,7 kgfm, sempre com câmbio manual de 5 marchas.
2º – Renault Kwid
- Versão: Renault Kwid Zen 1.0
- Preço: R$ 64.690
- Motor: 1.0 SCe 12V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 71 cv e 10 kgfm
Criado para ser um dos carros mais baratos do país, o Renault Kwid era o mais em conta, mas um aumento de preços recente fez com que perdesse o posto para o Fiat Mobi. Foi reestilizado recentemente, quando descartou a variante sem ar-condicionado. Na configuração Zen, traz direção elétrica, sistema start-stop, rádio com USB e Bluetooth, iluminação diurna em LED, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, monitoramento de pressão dos pneus, quatro airbags e mais. A motorização é formada pelo 1.0 de três cilindros, com 71 cv e 10 kgfm, em conjunto com uma transmissão manual de 5 marchas.
3º – Fiat Argo
- Versão: Fiat Argo 1.0
- Preço: R$ 74.490
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
Perto de ser reestilizado, o Fiat Argo segue como uma das opções mais baratas do mercado brasileiro. É bem básica, deixando de lado itens como rádio, vidros traseiros elétricos ou ajuste elétrico para os retrovisores. Ainda assim, conta com ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo com tela TFT de 3,5” e travas elétricas. Como diz o nome da versão (ou a falta dele), usa o 1.0 Firefly de três cilindros, sempre com câmbio manual de 5 marchas. Com 75 cv e 10,7 kgfm, é um dos motores mais econômicos do país.
4º – Volkswagen Gol
- Versão: Volkswagen Gol 1.0
- Preço: R$ 75.490
- Motor: 1.0 MPI 12V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 84 cv e 10,4 kgfm
Estamos no último ano de vida do Volkswagen Gol. O veterano prepara-se para dar adeus ao mercado no final de 2022 e será substituído no ano que vem pelo Polo Track. É vendido em uma única versão sem nome, com o 1.0 de 84 cv e 10,4 kgfm e apenas com transmissão manual de 5 marchas – a opção automática vinha em conjunto ao motor 1.6, que saiu de linha. É um dos automóveis menos equipados da lista, com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, preparação para rádio e limpador traseiro com desembaçador.
5º – Hyundai HB20
- Versão: Hyundai HB20 Sense 1.0
- Preço: R$ 76.690
- Motor: 1.0 Kappa 12V
- Câmbio: manual de 6 marchas
- Potência e torque: 80 cv e 10,2 kgfm
Para quem quer fugir dos subcompactos, o Hyundai HB20 é a opção mais barata com mais espaço. Apesar das duras críticas sobre o design, o hatch repetiu o sucesso da geração anterior e tem figurado entre os mais vendidos com frequência. Foi renovado recentemente, adotando um novo visual para a frente e a traseira. A versão Sense é a mais acessível, por R$ 76.690 e equipada com o 1.0 tricilíndrico, que gera 80 cv e 10,2 kgfm. E ganhou alguns equipamentos, como faróis de iluminação diurna e computador de bordo com tela TFT de 3,5”.
6º – Peugeot 208
- Versão: Peugeot 208 Like 1.0
- Preço: R$ 76.990
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
O jogo mudou para o Peugeot 208. Quando foi lançado, ele se posicionava um pouco acima dos demais no segmento, com um pacote de equipamentos mais completo. Agora que tem o 1.0 de três cilindros da Fiat, entregando 75 cv e 10,7 kgfm, conseguiu ter versões mais acessíveis. A configuração Like 1.0 chegou como o 3º carro mais barato do Brasil, mas acabou passando por um aumento e agora fica na 6ª posição. E vem bem equipado, com quatro airbags, central multimídia de 10,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, controles de estabilidade e tração, vidros e travas elétricas e iluminação diurna em LED.
7º – Chevrolet Onix
- Versão: Chevrolet Onix 1.0
- Preço: R$ 77.450
- Motor: 1.0 CSS Prime 12V
- Câmbio: Manual de 6 marchas
- Potência e torque: 82 cv e 10,6 kgfm
Sem a versão Joy nas lojas, o Chevrolet Onix 1.0 é o carro mais barato da marca no Brasil. O preço é atrativo, pois vem com seis airbags, controles de estabilidade e tração, direção elétrica, ar-condicionado, rádio com Bluetooth, assistente de partida em rampas e vidros elétricos. Nesta versão, usa o motor 1.0 aspirado de três cilindros, com 82 cv e 10,6 kgfm, uma das poucas com esta motorização.
8º – Volkswagen Polo
- Versão: Volkswagen Polo 1.0 MPI
- Preço: R$ 78.550
- Motor: 1.0 MPI 12V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 84 cv e 10,4 kgfm
Perto de mudar, o Polo ainda é um bom negócio dentro da Volkswagen, custando somente R$ 3.060 mais do que o Gol, com o mesmo motor 1.0 e transmissão manual de 5 marchas. Só que vale esta diferença, pois tem direção elétrica, controles de estabilidade e tração, airbags laterais, sistema de som Composition Touch, vidros elétricos nas quatro portas, computador de bordo e assistente de partida em rampas.
9º – Hyundai HB20S
- Versão: Hyundai HB20S Sense 1.0
- Preço: R$ 79.690
- Motor: 1.0 Kappa 12V
- Câmbio: manual de 6 marchas
- Potência e torque: 80 cv e 10,2 kgfm
O Hyundai HB20S está em um momento bem delicado de entressafra. A reestilização será lançada apenas em setembro, apesar de já ter sido mostrada rapidamente para a imprensa junto com o hatchback. E a empresa até tirou o modelo do configurador no site. Ainda assim, há unidades nas concessionárias e com a vantagem de ser o sedã mais barato do país. Tem ar-condicionado, direção elétrica, airbags laterais, controles de estabilidade e tração, rádio com Bluetooth e volante multifuncional.
10º – Chevrolet Onix Plus
- Versão: Chevrolet Onix Plus LT 1.0
- Preço: R$ 82.050
- Motor: 1.0 CSS Prime 12V
- Câmbio: manual de 6 marchas
- Potência e torque: 82 cv e 10,6 kgfm
Há um tempo, esta posição seria do Renault Sandero, na versão remanescente S Edition. Porém, o hatch encareceu e perdeu a vaga para o Chevrolet Onix Plus, na configuração LT e com o motor 1.0 aspirado de 82 cv. É um pouco melhor equipado do que o Onix 1.0, com seis airbags, ar-condicionado, assistente de partida em rampas, central multimídia de 8”, controles de estabilidade e tração, direção elétrica e mais. Um porém é que a multimídia está somente com Apple CarPlay, e com fio – o Android Auto está indisponível no momento, assim como a conexão Bluetooth. A marca promete que será possível adicionar estes itens posteriormente na concessionária.