Qual o melhor carro popular?

Qual o melhor carro popular? Bem, o carro popular ainda está muito presente no mercado nacional, embora as projeções sejam de encolhimento desse segmento nos próximos anos diante da alteração de perfil dos clientes.

09/05/2019 - 16:28min

img45741

Para responder essa pergunta, atribuímos alguns aspectos que os consumidores mais desejam em um carro popular.

O termo por si só não mais se justifica como um produto de massa, visto que entre os 20 carros mais vendidos, 11 são modelos que não são considerados como tal, especialmente os cinco SUVs presentes nesse grupo, fora um sedã médio bem caro e compactos que estão acima de R$ 50.000 em média.

Hoje, o carro popular se situa entre R$ 27.000 e R$ 50.000, numa faixa que está encolhendo. Para termos uma ideia, existem até modelos nesse nicho que apenas estão fazendo número, como o Chery QQ e o Fiat Uno, por exemplo.

Mas, o que eles têm para que as pessoas mirem nessa faixa?

Um dos pontos principais – senão o prioritário – é o preço. Ainda existem muitos consumidores que não podem ou não querem gastar acima dessa faixa para ter um carro, especialmente em dias onde os serviços de aplicativos estão tirando potenciais clientes do mercado.

Outro ponto é o custo de manutenção, que precisa ser baixo para compensar os inúmeros gastos atribuídos ao veículo. Um porta-malas grande ainda é uma exigência para a maioria, tanto que projetos globais no Brasil são alterados nesse aspecto.

A questão financeira também vem na forma da economia e os mais frugais são desejáveis.

Aspectos como desempenho, espaço interno, conteúdo, estilo e outros, não fazem tanto impacto para a maioria dos clientes, visto que a maioria está nivelada, exceto no segundo quesito, que também não está impactando nas vendas.

Um exemplo é o pequeno Ka, que vende mais que modelos mais espaçosos na mesma faixa de preço.

Qual o melhor carro popular?

Melhor carro popular – Preço

img45744

1) Chery QQ – De projeto simples, o subcompacto da Chery é o mais barato do mercado com preço de R$ 27.490, porém, não tem ar condicionado e nem direção elétrica na versão de acesso, algo que acontece também nas opções mais baratas de Kwid e Mobi. A intermediária Look custa R$ 34.490 e já vem com pacote mais consistente.

2) Renault Kwid – O melhor carro popular em preço é sem dúvidas o Kwid. O motivo é que sua faixa de preço fica entre R$ 30.000 e R$ 40.000. Descartando-se a versão Life de entrada, sem ar e direção, a preferida do consumidor é a Zen, que custa R$ 38.490. Ela tem um conteúdo razoável e a Renault já percebeu a grande procura, elevando o preço em R$ 3.000 desde o lançamento. A Intense, por exemplo, só engordou R$ 1.000 desde a estreia.

3) Fiat Mobi – O subcompacto da Fiat também começa na faixa acima de R$ 30.000, mas suas versões mais completas estão acima de R$ 40.000, no caso a Like por R$ 40.590. Em contrapartida, ele possui o confiável motor Fire Evo 1.0 de até 75 cavalos, bem como desempenho urbano satisfatório.

Melhor carro popular – Economia

img45745

1) Renault Kwid – Novamente o subcompacto da Renault se destaca, dessa vez em consumo. Com 1,39 MJ/km de eficiência energética, de acordo com o Inmetro, o pequenino faz 14,9 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada, ambos com gasolina. No etanol, faz 10,3 km/l no ciclo urbano e 10,8 km/l no rodoviário.

2) Fiat Mobi – De todas as versões e motores deste Fiat, a mais frugal é a menos provável, a Drive GSR. Custando ainda dentro da faixa dos populares, essa opção tem 1,43 MJ/km com 9,8 km/l e 11,1 km/l, respectivamente cidade/estrada com etanol. Na gasolina, faz o mesmo que o Kwid: 14 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada.

3) Ford Ka – Em sua versão de acesso, o hatch da Ford com motor 1.0 de três cilindros, tem consumo de 1,49 MJ/km com consumos de 9,2 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, ambos com etanol. Na gasolina, ele faz 13,5 km/l no ciclo urbano e 15,7 km/l no rodoviário.

Melhor carro popular – Custo de manutenção

img45742

1) Chevrolet Prisma e Chevrolet Onix – O líder dos sedãs e seu irmão Onix, que está no topo do mercado, se posicionam como os de menor custo de manutenção, nesse caso explícito em revisões, entre os carros populares. As revisões do compacto até 60.000 km totalizam R$ 2.573. Se esse é o argumento principal de compra do compacto, então é bom a concorrência baixar os preços. Como o sedã é maior, ele acabou em destaque nesse aspecto.

2) Renault Logan, Renault Sandero e Renault Kwid – Da mesma forma que o Prisma, o Logan é o maior carro popular da Renault e assim tem um custo de manutenção com revisões até 60.000 km, totalizando R$ 2.687,94. O valor somado ou mesmo de cada revisão, é igual para Sandero e Kwid. Não à toa, a marca francesa vem crescendo em vendas com um pós-venda de baixo custo.

3) VW Voyage e VW Gol – Por causa de seu porte maior, ele se destaca no custo de manutenção entre os carros populares. O sedã compacto, assim como o hatch Gol, acumulam R$ 2.847,98 em revisões até 60.000 km rodados. O dupla com motor 1.0 MPI de até 84 cavalos, finalmente teve um pós-venda com preços fixados pela montadora.

E a Fiat? Mobi, Uno e Grand Siena têm baixo custo com revisões no site. Porém, este só informa até a quinta parada, ou seja, 50.000 km.

Como a partir daí, o consumidor terá de buscar a tabela das concessionárias, não será considerada nesse artigo.

Melhor carro popular – Porta-malas

img45743

1) Grand Siena – Mesmo já sem evidência dentro do portfólio da Fiat, diante do Cronos, o irmão mais velho ainda tem algo que os consumidores de carros populares apreciam, o porta-malas. O espaço para bagagens e compra é de 520 litros no compacto, um volume realmente bom. O Cronos, por exemplo, tem somente 5 litros a mais.

2) Logan – O sedã compacto da Renault sempre foi um pequeno gigante por dentro e seu bagageiro é um desses espaçosos volumosos deste carro, que tem 510 litros. Preferido atualmente por motoristas de aplicativo, o modelo tem fácil acesso ao compartimento.

3) Prisma – O compacto líder dos sedãs aparece em terceiro nesse quesito do segmento de carro popular. Apesar do tamanho, ele tem bons 500 litros, algo que talvez nem o próximo irmão, o Onix Sedan terá. Obviamente ele perde para o Cobalt. Ambos nunca serão considerados como carro popular, no entanto.

youtube_zHR-dmtSJug

FONTE: Notícias Automotivas




Tags:

Compartilhe:

Outras notícias

*Os comentários dos usuários não representam a opinião da APS Distribuidora, a responsabilidade é integralmente do autor da mensagem.

Deixe um comentário